Os alunos da segunda série do ensino médio da Escola Estadual Manoel Dias de Almeida tiveram uma aula diferente na última terça-feira. Eles estiveram na Câmara Municipal de Saltinho para acompanhar de perto o funcionamento da Casa de Leis e puderam presenciar as votações na sessão e os projetos que tiveram entrada.
Na sessão, os vereadores saltinhenses aprovaram o projeto de lei nº 30/2009, que estabelece a alteração das taxas de fiscalização sanitária e epidemiológica e serviços sanitários para prestação de serviços. O texto altera a lei nº 354, de 5 de abril de 2007. Outras duas indicações tiveram entrada na reunião.
A iniciativa em levar os alunos veio do professor de história Mauro Luís Alves. Ele explica que comunicou alguns vereadores de que iria fazer a visita, mas não avisou o dia em que os alunos iriam aparecer. “A disciplina de história vai desde a história da roma Antiga até os dias atuais. Costumo abordar em sala de aula também conceitos de cidadania e consciência política. O contato com a vereança foi importante porque muitos não sabiam como uma câmara funciona, a forma de votação dos projetos, a pauta do dia, entre outras coisas”, disse o professor, que em sala de aula solicitou aos alunos que fizessem uma redação sobre a visita.
O presidente da Câmara de Saltinho, vereador José Florindo da Cruz, se disse emocionado com o interesse dos jovens. E lembrou da importância da iniciativa do professor Mauro, uma vez que os estudantes possuem entre 16 e 17 anos e por isso já podem ter título de eleitor e escolher os representantes para a cidade em que vivem. “Gostamos da surpresa. Foi uma sessão positiva, talvez uma das melhores que tivemos este ano. A nossa Câmara está de portas abertas para todos e quer ser o mais transparente possível”, garantiu o presidente.
Para o professor de matemática José Antônio Soares Martins, a visita foi importante porque permitiu que os estudantes tivessem o primeiro contato com o Poder Legislativo. “Eles puderam ver de perto como é o processo de tomada de decisões. Acredito que antes dessa visita, menos de 5% dos alunos tinham conhecimento do funcionamento de uma Câmara”, avaliou José Antônio.
Publicado em: 08 de outubro de 2009
Publicado por: Assessoria de Comunicação da Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.