O uso do Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contrato de Repasses), um serviço do Governo Federal aos municípios, foi tema de um encontro realizado na manhã do último sábado, 29, na Câmara de Vereadores de Saltinho, onde estiveram presentes membros dos poderes Legislativo e Executivo saltinhense.
Eles puderam acompanhar explicações sobre o uso do sistema por meio das explanações feitas por Laraíne Rodrigues Franco, multiplicadora do projeto e responsável pelo Departamento de Turismo de Anhembi, e pelos exemplos de sucesso no uso da ferramenta por Roseli do Carmo Martins Fernandes, assistente social daquele município.
O Siconv é um serviço criado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para facilitar a apresentação de projetos aos programas ofertados pelo Governo Federal. Disponível pela internet, por meio do site www.convenios.gov.br, a ferramenta permite maior eficiência, agilidade e, especialmente, mais transparência ao processo de liberação de recursos para Estados, municípios e organizações não-governamentais. “Não são apenas as administrações públicas que podem entrar no sistema, como qualquer cidadão que esteja interessado em saber do andamento de um convênio e que desejam cobrar dos responsáveis o correto encaminhamento do processo”, detalhou Laraíne.
A assistente social Roseli do Carmo aproveitou a ocasião para falar sobre recursos que chegaram a Anhembi por meio do Siconv, como a assistência a famílias carentes, a realização de shows em datas festivas na cidade e a organização do próprio rodeio.
O presidente da Câmara, José Florindo da Cruz, disse que a ferramenta irá permitir que o município utilize um serviço fácil de ser acessado e o aproveite para inscrever projetos para que mais recursos cheguem à cidade. “Este foi, sem dúvida alguma, um encontro positivo, uma vez que o Siconv ajuda as cidades a conhecerem os recursos que o Governo Federal está disponibilizando”, destacou Florindo.
O prefeito Grilo, que estava presente na Câmara, declarou que o objetivo dele e do Vice Prefeito, Amarildo, ao trazer o sistema do Siconv para Saltinho era informatizar e, consequentemente, agilizar os projetos ligados ao Governo Federal que conseguem recursos para nossa cidade. “A Prefeitura Municipal já adotou o Siconv como o sistema vigente para este tipo de transação. Assim poderemos trazer os recursos para a população e para Saltinho mais rapidamente”, disse o prefeito.
As explicações de Laraíne e Roseli foram acompanhadas também dos vereadores Antônio Teixeira, Edilson Bressan e Denilson Beltrame, além dos funcionários da Casa de Leis: Andreia Montebello Wenceslau, Gislaine Arthur, Tatiana Mendes e Rodrigo Alves.
Da prefeitura, compareceram representantes dos mais diversos departamentos: Leopoldo Belmonte, Maria José, Fernando Toledo, Oswaldo Silvestrini, Neimar Magro, Genival Maziero, José Luiz Martins, Geraldo Cartoce, Martha Barichello, João Francisco de Lima, Cristiane Salvador, Pedro Silvestrini, Luiz Lopes e Elisângela Camilli.
Publicado em: 03 de setembro de 2009
Publicado por: Assessoria de Comunicação da Câmara de Saltinho
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.