Esqueça o clima apático de discussões, picuinhas e alfinetadas. Enquanto em alguns municípios brasileiros existe uma rivalidade entre os poderes – câmara e prefeitura – o que acontece em Saltinho é justamente o contrário. Vereadores em sintonia com o prefeito e vice-versa. Com o discurso afinado, os representantes garantem: trabalham unidos para o crescimento da cidade.
Parte da união pode ser comprovada nos encontros mensais que acontecem no gabinete do prefeito Claudemir Francisco Torina, o Grilo, com a presença de todos os parlamentares, do vice-prefeito Amarildo de Jesus Firmino e até de alguns secretários, quando necessário. Dos seis meses de mandato, esta já é a quarta vez que as reuniões acontecem, sempre na segunda terça-feira de cada mês após as sessões da Câmara.
“Terminamos a sessão e vamos até o gabinete para falarmos de nossas ações naquele mês e ouvirmos da prefeitura o que aconteceu de positivo, quais são as metas para o próximo mês, entre outras coisas. Assim, quando somos abordados pelos cidadãos na rua, podemos prestar conta com maior transparência”, explica o presidente da Câmara de Saltinho, o vereador José Florindo da Cruz.
O prefeito Grilo concorda com a declaração e diz que a troca de informações e ideias é importante para visualizar melhor o que a população saltinhense precisa. “Os vereadores sempre são procurados por pessoas que levam a eles as necessidades do povo. Estas reuniões mensais são exemplos que a Administração municipal dá. Amarildo e eu já fomos vereadores, sabemos da necessidade destas trocas de informação”, declara o prefeito.
Para Amarildo, transparência é a palavra que define o diálogo entre os poderes. “A união com a Casa de Leis estava prevista em nosso Plano de Governo e facilita o trabalho que realizamos para o povo. Nestes primeiros seis meses de Administração, nós já enviamos 22 projetos para a Câmara, todos foram aprovados, porém, estes encontros mensais sempre foram importantes para a troca de informações e dúvidas entre nós e os vereadores.”
Florindo acredita que a união contribui para o desenvolvimento de Saltinho, que é uma cidade nova - completou 17 anos em 19 de maio – e precisa de uma boa administração. Como exemplo, ela cita que desde a primeira sessão, realizada em 3 de fevereiro, os nove vereadores já apresentaram 162 indicações, muitas delas já atendidas pelo Poder Executivo.
TRÂNSITO - Além das reuniões mensais, o que acontece também é o livre trânsito dos parlamentares no gabinete do Poder Executivo, sempre que algum problema mais grave estoura. No caso da rodovia Cornélio Pires, ao invés de esperar que as melhorias viessem, prefeitura e Câmara decidiram pressionar. O resultado foi uma reunião em 14 de maio, entre Grilo, Amarildo, os vereadores Antônio Teixeira, Carlos Augusto Borges, Claudemir Torrezan e José Florindo da Cruz com representantes a Concessionária Colinas.
Nas reuniões em São Paulo com deputados e autoridades do governo estadual, sempre há a presença de algum vereador, como em 27 de maio, na visita ao deputado estadual Rogério Nogueira, na Assembleia Legislativa, acompanhada pelo vereador Edilson Bressan. Por duas ocasiões, Antônio Teixeira e Rodrigo Artur (Cartucheira) viajaram com Grilo e Amarildo para solicitar recursos em São Paulo, ao deputado Campos Machado. E de lá saíram com a aprovação de R$ 150 mil para a reforma da Praça no bairro Nossa Senhora Aparecida 2, sem contar conquistas na área de iluminação e construção de uma pista de skate.
O Executivo também está presente nos atos do Legislativo. O primeiro deles foi logo em 12 de fevereiro, com a entrega do Prêmio Jovem Poeta pela Câmara, com a presença de Grilo e Amarildo. E também na votação pelos vereadores do PPA (Plano Plurianual), acompanhada de perto por Grilo, em 26 de maio. “Diálogo é o que não falta entre a gente. E desta forma vamos construindo uma cidade cada vez melhor”, finaliza Florindo.
Publicado em: 19 de junho de 2009
Publicado por: Câmara Municipal de Saltinho
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.