A Câmara Municipal de Saltinho realizou na última terça-feira, 9, mais uma reunião ordinária. Quatro indicações de autoria dos vereadores tiveram entrada e mais dois projetos de lei de autoria do poder executivo. Além disso, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
De autoria do presidente da Câmara, vereador José Florindo da Cruz, está a indicação número 160/2009, que solicita à administração melhorias junto ao salto que deu origem ao nome do município de Saltinho, nas proximidades do Ribeirão Saltinho. “Nossa cidade é carente em termos de turismo e lazer. E a região do salto necessita receber especial atenção da administração, precisa ser valorizada e eternizada. Por isso, defendo a implantação de uma área de lazer com a colocação de um marco nas imediações do salto, sem esquecer de implantar uma infraestrutura básica”, esclareceu Florindo.
Também de sua autoria está a indicação 157/2009, que pede diálogo da Prefeitura de Saltinho com a de Piracicaba para a ampliação dos horários de ônibus entre um município e outro. “Temos em nossa cidade muitas pessoas que trabalham em Piracicaba e precisam do sistema de transporte público. Nos horários de pico, como das 6h às 08h e das 17h às 19h, o número de passageiros é muito grande e os atuais ônibus costumam circular superlotados. São frequentes os casos em que os passageiros não conseguem embarcar por falta de lugar nos ônibus”, explicou o vereador.
Já Maria de Lurdes Pandolfo Torina pede a construção de um portal na entrada principal de Saltinho, próximo ao viaduto de acesso a cidade. O texto está presente na indicação 204/2009. “A construção de um portal iluminado rodeado por jardim e tendo em relevo o nome do município, valorizaria ainda mais nossa cidade e melhoria a estética local, haja visto que até então não possuímos indicações nos acessos de nossa cidade que informe que aqui é o município de Saltinho”, disse Lurdes.
A vereadora quer ainda que sejam desenvolvidos programas de conscientização entre os munícipes sobre o cuidado com o meio-ambiente e apresentou a indicação 158/2009. “A preservação do meio-ambiente é uma preocupação mundial e precisa ser aceita e difundida em todos os meios culturais e sociais. E acredito que poderíamos desenvolver, durante a Semana do Meio Ambiente, que acontece sempre em junho, atividades de conscientização abrangentes a todas as áreas: educacionais, sociais, religiosas e culturais”, destacou.
Os projetos de lei de autoria do poder executivo que tiveram entrada na sessão dizem respeito a autorização para a prefeitura firmar convênios para a melhoria de algumas áreas da cidade. Com a Secretaria de Estado de Economia, estão previstos dois deles: o de R$ 40 mil para a iluminação da Praça Esportiva do Jardim Azaléias e o de R$ 30 mil para a reforma da Praça do Jardim Palmares 1.
Antes de ser votada em primeira sessão, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) passou por comissão uma comissão especial com os vereadores Antônio Teixeira, Edilson Bressan e Rodrigo Pinheiro. A expectativa do presidente José Florindo da Cruz é que ela seja aprovado na próxima terça-feira. A LDO estabelece as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orienta a elaboração da lei orçamentária anual e dispõe sobre as alterações na legislação tributária. É elaborada anualmente pelo Poder Executivo e aprovada pelo Poder Legislativo que, após a aprovação, a devolve ao Executivo para sanção.
Publicado em: 11 de junho de 2009
Publicado por: Câmara Municipal de Saltinho
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.