Os Vereadores Homenageiam os Cururueiros de Saltinho e região em entrega de Moção na Câmara Municipal.
Na noite da última segunda-feira (10), os Vereadores prestarem uma singela homenagem aos Cururueiros de Saltinho e região.
Com a inciativa dos Vereadores Amarildo Firmino, Evandro Pereira e Paulo Roberto que foram autores da Moção de Aplausos de nº 11/2018 que homenageou os canturiões Joaquim de Campos Fonseca, Joaquim Rodrigues Pereira, Antônio Angeleli, Mauro Bortoleto, José Carlos Cortinovis e Antonio Jair Alves, os dois últimos não puderam estar presentes por motivos pessoais.
Dentro da cultura musical e folclórica brasileira, a palavra cururu assume três significados: é uma dança típica da região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul; é ainda um ritmo típico da música caipira brasileira, sendo um de seus maiores exemplos a imortal composição "O Menino da Porteira", de Teddy Vieira; e, finalmente, é um canto de improviso característico da região do Médio Tietê, interior do estado de São Paulo, semelhante ao repente no Nordeste e à trova no Rio Grande do Sul. Sua origem é creditada a uma mistura de tradições indígenas, europeias e africanas. Os executores deste canto de improviso recebem o nome de cururueiros (ou canturiões) e são geralmente acompanhados de músicos, que ditam o ritmo e a melodia na viola caipira de dez ou doze cordas, instrumento típico do interior brasileiro.
Em nossa cidade temos diversos munícipes que iniciaram suas carreiras como cururueiros há alguns anos e até hoje disseminam essa cultura em Saltinho e região, levando alegria e diversão. Ademais, participaram de diversos eventos, shows e programas de TV, sempre representando nossa cidade de forma admirável e responsável.
Publicado em: 18 de setembro de 2018
Publicado por: Assessoria de Imprensa - Caio Neves
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.