A cidade de Saltinho já possui três novos cidadãos saltinhenses, mas que não nasceram em nosso município. É a médica pediatra carioca Lúcia Calazans Duarte, o professor de música piracicabano Alexandre de Angeli Menegale e o voluntário paulistano Ercides Silva.
Eles receberam dos vereadores Maria de Lurdes Pandolfo Torina, Antônio Teixeira e Antônio Edilson Bressan, o título de cidadão saltinhense, entregue sempre por ocasião dos festejos de emancipação política da cidade.
A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara e vereador José Florindo da Cruz, que destacou a importância do ato. “Homenageamos aqui pessoas que se dedicam ao auxílio do próximo, que se responsabilizam por trabalhos voltados à coletividade, que dividem experiências e amizades, que não medem esforços para tornar a cidade que escolheram como moradia, local de trabalho ou mesmo para visitas, em um lugar agradável e acolhedor. São pessoas que se posicionam a frente de trabalhos sociais, culturais, comunitários, religiosos, educacionais, humanitários, de saúde, todos voltados à coletividade saltinhese. E é por isso que hoje a Câmara tem a honra de prestar-lhes uma pequena homenagem, como forma de agradecimento e reconhecimento pelos serviços prestados”, declarou Florindo.
De acordo com Antônio Teixeira, a escolha de Alexandre se deu pelo trabalho de 13 anos com as crianças da cidade, com a Banda Musical Municipal de Saltinho e as aulas de música nas escolas. “Ele está todos os dias em nossa cidade, em todos os eventos cívicos, alegrando as pessoas com música. O conheço desde 1996, quando a Banda Musical ainda se chamava Fanfarra e eu fazia parte da diretoria.”
O vereador Antônio Edilson Bressan disse que a homenagem a Ercides Silva se estendia também à sua esposa, Sandra, companheira do trabalho voluntário. “Ercides vive aqui desde 1999, mas que chegou a morar em Saltinho de 1991 a 1993. Por muitos anos viveu do futebol e passou por várias cidades. Aqui, ele decidiu ser um voluntário há seis anos”, disse Bressan, ao lembrar do trabalho na catequese perseverança, catequese da crisma e pastoral do Batismo.
Sobre a escolha de Lúcia Calazans Duarte, médica pediatra na rede pública, a vereadora Lurdes disse que valoriza a delicadeza em tratar as pessoas e que Lúcia age desta forma. “Parece uma obra de destino, mas ela chegou à Saltinho justamente em 1991, quando Saltinho vivia a ansiedade de ser chamada de cidade. Uma época de desafios e expectativas.”
Para o prefeito Claudemir Francisco Torina, o Grilo, são poucas as pessoas que se dedicam realmente à comunidade. “Tenho orgulho de ser prefeito da cidade e saber que Alexandre, Lúcia e Ercides colaboram para que Saltinho seja melhor.”
Já o vice-prefeito Amarildo Jesus de Firmino comentou que sentiu-se feliz ao ver o gesto dos vereadores em reconhecer a dedicação de diferentes profissionais. “O título não é para ser cidadão, mas para reafirmar que a pessoa já é um cidadão. E ser cidadão é mais do que morar na cidade, é torcer pela cidade, amar os filhos da cidade, amar os pais e as mães. Os três são expressão disso, cada um em sua área.”
COMO FUNCIONA - A entrega de título está prevista em uma das funções da Câmara, que é a função administrativa. Ela permite que o vereador, por meio de atos, discipline e normatize as atividades internas do Poder Legislativo, com requerimentos, projetos de lei, projetos de resolução e projetos de decreto legislativo (este último que trata de assuntos de interesse da cidade, como a concessão de títulos honoríficos).
Por força de um decreto da própria Câmara, a entrega de títulos acontece uma vez ao ano, permitindo assim que a honraria não seja banalizada e que o vereador reflita sobre a pessoa que realmente merece recebê-la.
Em 2009, logo que assumiu a presidência da Câmara, o vereador José Florindo da Cruz sugeriu aos colegas que fizessem uma sessão enxuta. “Da forma como fizemos foi muito bom. Esta sessão, que teve três títulos, valorizou ainda mais as pessoas homenageadas”, destacou.
Publicado em: 21 de maio de 2009
Publicado por: Câmara Municipal de Saltinho
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.