Na sessão ordinária desta segunda-feira (20), dirigida pelo presidente da Câmara, Florindo, os vereadores aprovaram por unanimidade, em segunda e definitiva discussão, o Projeto de Lei 14/2016, do Executivo, que autoriza a abertura de crédito suplementar de mais de R$ 440 mil. Os valores são provenientes de convênios com o Ministério das Cidades destinados a pavimentação de ruas do bairro Nova Colina e recapeamento de diversas vias públicas do município.
Também foi aprovado por unanimidade, em discussão única, a Moção de Aplausos ao Rotary Club pelos serviços prestados à comunidade saltinhense. “No ano rotário 2015/2016, sob a presidência de Francisco Oberdan Bernardino, foram realizadas muitas ações voltadas à saúde, especialmente campanhas preventivas e educativas, como o programa Pólio Plus que tem como objetivo a erradicação da poliomielite. A preservação do meio ambiente também fomentou trabalho deste grupo de pessoas do bem, que distribuiu mudas e orientou a população quanto a necessidade da preservação do nosso ambiente verde. Intercâmbios culturais e distribuição de bolsas educacionais internacionais também são oferecidos pelo Rotary Club, capacitando os jovens para o progresso pessoal e comunitário”, justificou Luiz Funileiro, autor da Moção.
Durante a sessão desta semana, os parlamentares apresentaram um requerimento e oito indicações com sugestões ao prefeito de melhorias em benefício à população saltinhense e falaram sobre diversos temas.
Helinho Bernardino apresentou três indicações:
- Realização de estudos junto ao setor competente da Prefeitura para a implantação de rede WiFi para acesso livre à internet no bairro Arraial de São Bento, na zona rural. “O WiFi é um serviço que garante acesso ilimitado à internet sem fio em locais públicos. Com WiFi, você se conecta à internet de forma rápida, basta ter um notebook ou smartphone e estar em um ponto de acesso da rede. Em poucos cliques e sem precisar instalar nada, você acessa a internet, também sem se preocupar com o limite de horas ou dados baixados, o acesso é ilimitado e com velocidade de banda larga.”
- Extensão da iluminação pública para o campo de areia existente na área verde do Jardim Palmares I. “A população que utiliza o espaço pública reivindica a iluminação do campo para que possam praticar atividades esportivas também durante a noite, criando assim mais uma opção de lazer e entretenimento para a população.”
- Replanejamento viário para tora a área urbana de Saltinho, definindo vias de mão dupla e de mão única para circulação de veículos e melhorias nas sinalizações de trânsito. “A tempos o sistema viário de Saltinho vem necessitando de uma avaliação por profissional específico para analisar suas atuais condições e oferecer sugestões para um melhor ordenamento, já que a maioria das vias foram sinalizadas de forma precária. A propositura visa apenas garantir o fluxo normal de veículos, atendendo a legislação federal.”
Durante o uso da palavra, Helinho Bernardino desejou aos vereadores um bom recesso: “no primeiro semestre deste ano foi bem proveitoso, apesar das dificuldades que a Prefeitura atravessa. Nós vereadores não entramos de férias, continuamos a trabalhar normalmente independente da realização de sessões”.
Denilson Beltrame fez uma indicação:
- Instalação de braço de iluminação pública no poste da rua Antônio Montebello, em frente ao número 305, no Jardim Palmares II. “Os moradores desta rua, especialmente no referido trecho, reclamam da insegurança que sentem em virtude da ausência de iluminação em grande parte da via pública. Os munícipes argumentam que a ausência de iluminação torna o local pouco seguro e propício a ação de marginais.”
- O presidente da Câmara, Florindo, fez uso da palavra para informar que uma funcionária da empresa de telefonia Vivo estará na cidade para verificar as condições das linhas telefônicas: “vou levar ela para ver os cabos que estão precários. Há pontos onde os consumidores chegaram a ficar 4 dias sem telefone e internet. A CPFL providenciou a troca de alguns postes de madeira por outros de concreto. Os fios ficaram expostos, deteriorando devido a ação do tempo. Consumidores residenciais e comerciais estão sofrendo. Essa vinda da Vivo em Saltinho ocorre devido a um ofício que encaminhei reclamando da precariedade dos serviços prestados.”
Florindo parabenizou ainda a equipe da Creche Gelsomina Atanásio Cassano pela realização da festa junina: “Em nome da vereadora Mônica, parabenizo todos os funcionários da creche pela bonita festa. Teve várias comidas típicas, tudo muito organizado. São mais de 200 alunos matriculados na creche. Todos estão de parabéns, foi uma festa maravilhosa, era possível ver a felicidade no rosto das pessoas que estiveram na festa”.
Florindo propôs também, por meio de requerimento, um voto de pesar pelo falecimento de Lino Vitti, ocorrido no dia 19 de junho. Vitti é o compositor do Hino de Saltinho.
Florindo falou ainda sobre o recesso e agradeceu ao trabalho de todos na Câmara: “neste mês entramos em recesso legislativo. Mesmo sem a realização de sessões ordinárias, nós vereadores continuaremos a trabalhar junto a população nas ruas, nos bairros. Esse trabalho tem sido cada vez mais intenso. Agradeço ao trabalho feito com garra e dedicação de todos os vereadores. Isso engrandece a Câmara.Que sirva de exemplo para os que desejam se candidatar nas próximas eleições”.
Luiz Funileiro elaborou uma indicação:
- Capinação nas laterais da entrada que serve ao bairro Bairrinho, que se inicia na Rodovia Cornélio Pires, passando pelas propriedades das famílias Packer e Pazete, na zona rural. “A grande extensão do mato existente nas laterais dessa estrada rural vem dificultando o livre acesso dos veículos, causando reclamações dos motoristas. É necessário providenciar essa capinação o mais breve possível, a bem da segurança de nossos motoristas e da população de um modo geral.”
Lurdes Torina fez uma indicação:
- Contratação de funcionário com especialização para atender a demanda de serviços de iluminação pública. “Os serviços básicos de iluminação pública, tais como troca de lâmpadas e pequenos reparos nos braços de iluminação, estão sendo realizados por empresa terceirizada contratada pela Prefeitura, que não vem atendendo de forma satisfatória aos anseios da população. Isso exige uma reestruturação dos serviços, cuja contratação efetiva de um funcionário especializado seria uma forma de amenizar as reclamações, agilizar os serviços e solucionar os problemas apresentados.”
Cartuchera apresentou uma indicação:
- Que sejam tomadas providências no sentido de impedir que futuros loteamentos a serem implantados nas proximidades do Jardim Palmares depositem a água pluvial junto ao Córrego Saltinho e que o escoamento seja direcionado para o Ribeirão Capuava. “O escoamento da água pluvial dos bairros já existentes é direcionado ao Córrego Saltinho. Isso vem causando uma sobrecarga do rio, cuja vazão é insuficiente em dias de chuvas fortes, chegando a alagar vias e residências próximas. Por isso, é necessário o direcionamento do escoamento de futuros loteamentos para o Ribeirão Capuava, localizado na divisa de Saltinho. Não há residências próximas ao Capuava, por tanto não há perigo de alagamento. Se hoje o Córrego Saltinho já enche, imagine o que acontecerá se despejar a água deste novo loteamento no mesmo rio.”
Pastor Ênio elaborou uma indicação:
- Limpeza da fossa em frente ao número 25 da rua 2, no bairro São Benedito, onde está situada a Igreja Jesus Cristo é o Caminho. “Em frente ao portão verde da Igreja Jesus Cristo é o Caminho existe um sistema de decantação de esgoto, que é feito através de fossa instalada no fundo do quintal. Essa fossa está transbordando e, em vista disto, requer sua limpeza, solucionando problemas de contaminação dos poços de água potável e minimizando os casos de doenças infectocontagiosas.”
Publicado em: 28 de junho de 2016
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.