Em sessão dirigida pelo vereador e presidente da Câmara, Florindo, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a Moção de Aplausos à Sociedade São Vicente de Paula pelos 40 anos de fundação e atividade em Saltinho. A autora da propositura, Lurdes Torina, lembrou que os Vicentinos chegaram na cidade em 28 de setembro de 1975, “efetuando trabalhos de caráter social e humanitário, voltados as famílias carentes, levando além de ajuda material, palavras de incentivo e auxílio moral para que essas famílias consigam superar os momentos de dificuldades e retornar ao convívio social com capacidade para arcar com todos os compromissos e responsabilidade que existem em uma família”, disse a vereadora Lurdes, que ressaltou a participação de respeitados cidadãos saltinhenses: Jandir Rossi (presidente), Gilson Antonio Bento (vice), Ari Tonin (secretário), Alfredo Montebello (tesoureiro) e Olívio Barrichello, Lurdes Barrichello, José Sândalo, Dirce Tonin, Lucia Montebello, Claudinei Torrezan, Norberto Stabelin, Valdemar Stabelin, Mercia Sirigato, Roberto Cristofoleti, Paulo Spada Geraldo Angeleli e Sebastião Pandolfo (componentes).
A vereadora Mônica Taranto parabenizou pelo trabalho desenvolvido pelos Vicentinos: “o voluntariado é um trabalho social altruísta. É feito sem qualquer espera de recebimento de algo em troca. Os voluntários se colocam no lugar do outro e vocês fazem isso com primor”.
Clodoaldo Cestarioli ressaltou a alegria em receber os Vicentinos na Câmara: “São Vicente de Paulo vivia para cuidar dos pobres. Certa vez, foi a um bar pedir contribuição e um homem esborrifou cerveja nele. Daí, São Vicente de Paulo disse ‘esse foi para mim, e para os pobres?’. Se você quer encontrar com Jesus, estenda a mão para os mais necessitados. Parabéns aos Vicentinos por esse lindo trabalho que fazem”.
Já Denilson Beltrame afirmou que para falar sobre os Vicentinos iria levar cerca de 3 horas. “No final do ano, levei brinquedos para as crianças junto com os Vicentinos. Só quem faz esse trabalho sabe o que se sente. Desejo força para que continuem com esse trabalho, que não é fácil”, disse o vereador Denilson.
Pastor Ênio, por sua vez, lembrou que como pastor sabe como é árduo o trabalho de ajudar ao próximo: “esse é uma missão dada por Deus, é uma dádiva que não é para qualquer um. Parabéns à vereadora por essa iniciativa, de muito bom tato, para homenagear essa instituição tão valiosa para Saltinho”.
O vereador e presidente da Câmara, Florindo, por sua vez, lembrou que os Vicentinos fazem muito pelas pessoas mais carentes. “Esse grupo se reúne semanalmente para planejar o atendimento às famílias necessitadas e dividem a equipe para a realização de visitas aos assistidos. Essa homenagem que nós vereadores prestamos, por meio da moção elaborada pela vereadora Lurdes, é uma forma de retribuir o muito que estas pessoas fazem em prol da população, levando carinho, amor e esperança. Os Vicentinos têm a missão trabalhar pelos menos favorecidos e seguir fielmente um dos pensamentos que São Vicente de Paulo deixou à humanidade, que é: ao invés de discutir, agir com o amor e a caridade, pautando a vida de cada cristão. Continuem com fé, agarrem na mão de Deus e sigam esse trabalho junto ao próximo. Parabéns e continuem com essa fé inabalável”, disse Florindo ressaltando a presença do prefeito Grilo, “que tem feito um bom trabalho mesmo durante a crise que afeta o país inteiro”.
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (22), os vereadores apresentaram cinco indicações com sugestões ao prefeito de melhorias em benefício à população saltinhense e fizeram uso da palavra para discursar sobre diversos temas.
Helinho Bernardino usou a tribuna para contar que esteve reunido com o deputado federal Milton Monti: “foi um papo interessando. Estamos buscando viabilizar verbas para Saltinho. A crise econômica está grande e afetando a todos. Vemos o prefeito se desdobrando para viabilizar melhorias na cidade, mas o dinheiro está curto. Por isso, estou em busca de repasses vindos dos governos Estadual e Federal”.
Helinho também falou sobre a homenagem prestada aos Vicentinos: “desejo muita força para que possam continuar esse bonito trabalho. Conte com nosso apoio sempre”.
O vereador e presidente da Câmara, Florindo, fez três indicações:
- Que sejam realizados estudos junto à empresa de ônibus responsável pela linha circular urbana Piracicaba-Saltinho/ Saltinho-Piracicaba, visando a inclusão de mais um horário de circulação no período entre 16h50 e 17h45, além da implantação de um ponto de ônibus entre o Terminal Central de Integração e o Terminal Rodoviário de Piracicaba para a parada do ônibus suburbano que faz a linha Saltinho-Shopping Piracicaba. “Essa solicitação visa atender aos pedidos feitos por trabalhadores de Saltinho que residem em Piracicaba, que terminam a jornada de trabalho às 17 horas e são obrigados a aguardar pelo transporte coletivo por 45 minutos no ponto, já que a próxima saída de ônibus acontece às 17h45, causando um transtorno considerável para esses trabalhadores, em especial aos que frequentam as instituições de ensino após o dia de trabalho. Outra reivindicação é a implantação da parada do ônibus que faz a linha Saltinho-Shopping Piracicaba entre o Terminal Central e a Rodoviária de Piracicaba para agilizar o uso do próximo transporte, minimizando as distâncias a serem percorridas a pé pelos passageiros. Na semana passada esses trabalhadores me entregaram um abaixo-assinado para que essas medidas sejam adotadas. A diferença de 35 minutos seria suficiente para que as pessoas chegassem em casa ou à escola.”
- Pintura e sinalização vertical e de solo na rotatória do bairro Arraial de São Bento, localizada ao lado do campo de futebol, que dá acesso ao município de Laranjal Paulista, na zona rural. “Com a conclusão do recapeamento asfáltico na estrada vicinal do Arraial de São Bento, ficou pendente apenas a sinalização da rotatória existente no cruzamento da via principal do bairro com a referida entrada. Isso vem causando uma série de transtornos, pois os motoristas se confundem em relação a mão de direção e a obrigatoriedade da preferencial, já que não existem placas ‘PARE’ para orientar o trânsito.”
- Colocação de refletores com fotocélula no poste existente ao lado do quiosque da rua Fermiano Rodrigues da Silva, no Jardim Palmares. “Ao lado desse local existe um matagal e, com a falta de iluminação, os moradores do Jardim Palmares que costumam se reunir entre amigos e parentes aos finais de semana para desfrutar de momento de lazer, tais como jogos, almoços e jantares, temem pela segurança, uma vez que inúmeros assaltos estão sendo praticados na cidade e a cobertura policial não vem sendo suficiente para coibir essas ações.”
Giba Packer apresentou uma indicação:
- Limpeza e desentupimento dos bueiros (bocas de lobo) da rua Núncio Hipólito, no Jardim Agrolar. “Os bueiros responsáveis pelo escoamento das águas pluviais estão entupidos, o que vem causando acúmulo de água, o que pode proporcionar a criação de insetos e animais nocivos, além de ocorrer a invasão da água da chuva nas residências.”
Lurdes Torina apresentou duas indicações:
- Aproveitamento da área utilizada atualmente como aterro sanitário para implantação de uma horta comunitária. “O atual aterro sanitário, em breve, será desativado em virtude de estar completamente ocupado e sem condições de comportar um volume maior de lixo. Assim sendo, após sua desativação e caso as condições do solo permitirem, que seja implantada uma horta comunitária que, além de oferecer legumes e hortaliças para as escolas, entidades e para os próprios trabalhadores da horta, seria uma forma de oferecer uma atividade ocupacional para aposentados, portadores de necessidades especiais e outros munícipes em situação ociosa que não dispõe de iniciativa e meios para se dedicar a um trabalho produtivo e prazeroso.”
Lurdes agradeceu pela aprovação dos vereadores à Moção de Aplausos. “Obrigado a todos os que participam ou já participaram dos Vicentinos. Agradeço em nome dos saltinhenses, das famílias assistidas, crianças carentes e idosos atendidos, pois os Vicentinos também levam esperança. São exemplo de humanidade. Me sinto muito honrada por prestar essa homenagem. Que os Vicentinos mais novos incentivem aos jovem para continuar com esse belo trabalho. Que Deus dê saúde, força, felicidade e paz. Parabéns à todos”, finalizou Lurdes.
Ao final da sessão, o secretário dos Vicentinos e ex-vereador, Ari Tonin, foi à tribuna para agradecer pela homenagem: “a Sociedade São Vicente de Paulo de Saltinho temos 12 famílias cadastradas, que levamos alimentos sempre no último sábado de cada mês. A Sociedade São Vicente de Paulo é uma comunidade cristã, fundada em Paris, no dia 23 de abril de 1833 pelo hoje beato Antonio Frederico Ozanam. Buscamos atuar para aliviar o sofrimento e a miséria”.
Publicado em: 23 de setembro de 2015
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.