Em sessão dirigida pelo vereador e presidente da Câmara, Florindo, os vereadores aprovaram, por unanimidade, 33 Projetos de Emendas à Lei Orgânica, 32 delas elaboradas pelo Legislativo. Esta foi a segunda e definitiva discussão. “A Lei Orgânica é uma espécie de constituição municipal, com regras de comportamento para a população da cidade. Nossa Lei Orgânica foi criada em 1993, revisada em 1998 e em 2004, ano que também fui presidente do Legislativo. Esse é um trabalho necessário e importante para adequar nossa legislação a constituição federal e do estado, para atualizar nossas leis de acordo com as necessidades da nossa cidade e assim melhor atender a população”, explicou o vereador e presidente da Câmara, Florindo.
Entre as emendas apreciadas estão disposições transitórias e uma do Executivo. “Durante dois meses deixamos aberta a possibilidade de qualquer cidadão fazer suas proposituras. Desde o dia 10 de março, nós vereadores nos reunimos após as sessões ordinárias para revisarmos o texto atual da Lei Orgânica e propor alterações. A maior parte das emendas apresentadas visa esclarecer itens da Lei Orgânica que estão confusos, com incoerências ou equivocados. A nova redação proposta por nós vereadores visa dar um melhor entendimento a principal Lei de nossa cidade”, explicou Florindo.
Durante a sessão, os vereadores apresentaram quatro indicações com sugestões ao prefeito de melhorias em benefício à população saltinhense.
O vereador e presidente da Câmara, Florindo, fez uma indicação:
- Poda das árvores dispostas nos passeios públicos da rua Fermiano Rodrigues da Silva, no Jardim Palmares I. “Muitas árvores plantadas nas calçadas desta rua estão com os galhos muito altos, atingindo a fiação elétrica e provocando curtos circuitos frequentes, consequentemente, a queda no fornecimento de energia ao bairro. Por isso, peço urgência quanto a poda dos galos, sem contudo ofender a estrutura das árvores que compõem a vegetação urbana de nossa cidade.”
Florindo contou também que na semana passada esteve com o prefeito Grilo no gabinete do deputado Chico Sardelli para reforçar pedidos feitos anteriormente. “Reforçamos pedidos já feitos, como a aquisição de um trator de pequeno porte com roçadeiras elaborado por mim e pelo vereador Denilson Beltrame. Pedimos também a liberação de verba para reformar nossa cancha de bocha. Temos campeões nesse esporte em Saltinho e estamos sempre bem colocados nas disputas dos Jogos Regionais. Além disso, constantemente recebemos torneios regionais em nossa cidade”, disse Florindo, que agradeceu pela atenção que recebeu do deputado Chico Sardelli e de seu assessor Edson, assim como ao prefeito que se dispôs em ir a Americana. “Devemos receber por meio do deputado Sardelli uma verba de R$ 250 mil para reformas na Unidade Mista de Saúde. Esse valor será utilizado para reforma na recepção, fachada e entrada de pacientes e veículos. Tudo para melhorar o atendimento oferecido à população saltinhense. Estamos correndo atrás de verbas em benefício de nossa cidade e seus cidadãos”, concluiu o vereador e presidente da Câmara, Florindo
Giba Packer fez uso da palavra para agradecer ao prefeito e sua equipe por providenciar a colocação de material e executar serviços de máquina em um trecho da Estrada do Desvio: “muitos moradores dos bairros Arraial de São Bento e Sítio Novo utilizam essa estrada para ir de suas casas para o trabalho, escola ou até mesmo para ir ao Centro da cidade”.
Cartuchera apresentou duas indicações:
- Pintura das lombadas dispostas nas ruas dos bairros Nossa Senhora Aparecida I e II. “A atual sinalização está apagada e não oferece a devida orientação aos motoristas, dificultando o fluxo normal dos veículos.”
- Reparos na camada asfáltica da rua José Piveta, em frente ao número 1.177, no bairro Nova Colina. “Em frente a essa residência existe um buraco e um desnível na camada asfáltica da via, provocado pela circulação de veículos pesados. O reparo é necessário uma vez que nesse desnível ocorre o acúmulo de água e sujeira, levando incômodo aos moradores e atrapalhando a livre circulação dos veículos.”
Clodoaldo Cestarioli foi à tribuna convidar a população para participar da 1ª Festa das Comunidades de Saltinho. “Será no próximo sábado, dia 5, a partir das 18 horas, no Centro Cultural e Recreativo Dep. João Herrmann Neto. Essa é uma festa da Igreja Católica para a família saltinhense. Na praça de alimentação haverá barracas de cuscuz, pastel, porções de frango frito, polenta, batatinha e mandioca frita, espetinho, doces e serviço de bar”, contou Clodoaldo, que completou ressaltando que na ocasião acontecerá o 1º Festival de Música Popular Saltinhense, com a participação dos talentos da terra em apresentações de cantigas de cururu, moda de viola seresta e samba. As oficinas de dança do município farão apresentação especial de danças típicas dos estados pelas alunas da professora Taline. “Faz tempo que não vemos apresentação de cururu, que é uma tradição nossa muito antiga. Não podemos deixar morrer essa nossa raiz.”
Clodoaldo aproveitou para convidar a população a participar da celebração da Santa Missa Festiva de abertura da festa: “a missa será na sexta-feira, dia 4, às 19h30, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus”.
O vereador Clodoaldo aproveitou seu discurso para parabenizar aos corretores de imóveis pelo Dia do Corretor, comemorado em 27 de agosto: “deixo meu abraços aos profissionais que se dedicam nesta área”.
Por fim, Clodoaldo falou sobre sua indicação apresentada na semana anterior. “Pedi a instalação de placas indicativas orientando o local do Velório Municipal. Uma pessoa me contou que teve dificuldade de encontrar o velório. Com a atual sinalização, as pessoas que não conhecem a cidade acabam indo parar no Cemitério. Então, pelo que se coloque placas em vias próximas ao Velório”, pediu Clodoaldo.
Pastor Ênio apresentou uma indicação:
- Limpeza da caixa d’água existente no Residencial Azaleias. “Peço que seja limpa a caixa d’água antiga que abastece ao bairro. Fui com o presidente da Câmara na Estação de Tratamento de Água e no Reservatório de Água e vi que a água distribuída está limpa, mas tem chegado nas residências suja, com cor forte e mau cheirosa. Uma moradora me mostrou a água que chegou na casa dela e é inviável o uso para qualquer coisa, seja lavar roupa, cozinha ou tomar banho. O presidente Florindo convocou o diretor do Departamento de Água para uma conversa, na qual também participou o vereador Helinho, para dar explicações sobre a qualidade da água que tem chegado aos contribuintes saltinhenses. Segundo ele, uma das providências a serem tomadas seria a limpeza da caixa d’água para minimizar essa questão. Por isso fiz a indicação e espero que ela seja atendida o mais breve possível.”
O vereador Pastor Ênio também fez uso da palavra para agradecer aos vereadores pelo apoio na aprovação de seus dois Projetos de Lei e justificou a ausência de semana anterior. “Estive em um evento promovido pela Igreja que reúne os vereadores eleitos. Na ocasião, estive com meu amigo, o deputado Carlos Cezar, que prometeu ajudar Saltinho viabilizando verba para ser aplicada no Departamento de Água. Levei documentos e mostrei a situação de nosso município, e prontamente ele disse que irá atender a essa minha solicitação”, explicou Pastor Ênio.
Helinho Bernardino contou que na segunda-feira (31) esteve reunido com o prefeito Grilo para esclarecer dúvidas que o cidadão saltinhense o questionou. “Para buscar respostas corretas, o melhor caminho é perguntar ao chefe do Executivo, ao invés de criar boatos que não condizem com a verdade. Sobre a sede do grupo da melhor idade, a Prefeitura encaminhou os documentos necessários ao Governo do Estado, que ficou de repassar a verba para a execução da segunda fase da obra. Quanto a água, o prefeito ressaltou que a rede de abastecimento é antiga e a troca de todos os canos é impossível devido ao elevado valor da obra. Em algumas vezes, quando o fornecimento de água é interrompido, ocorrem rompimentos na rede por causa da alta pressão da água. Com isso, a terra entra no encanamento e chega até as residências. No início do fornecimento a água sai marrom, mas depois fica limpa. Nesta semana não tivemos reclamações. Para resolver os vazamentos com mais rapidez, é importante que a população informa ao Departamento de Água quando identificar água minando no asfalto ou qualquer outro sintoma de vazamento. De qualquer forma, é importante lembrar que a água fornecida pela ETA está dentro dos parâmetros legais”, relatou.
Helinho informou que questionou o prefeito sobre a instalação de toldo na Creche Municipal: “esse é uma indicação minha, feita a pedido dos pais dos alunos que ficam na chuva ou sol forte. O prefeito disse que a crise financeira comprometeu o orçamento municipal, mas que fará a benfeitoria assim que possível. Sobre o torneio de futebol, vou buscar verba junto aos deputados e, com o dinheiro, o prefeito disse que irá organizar o campeonato. Já sobre a iluminação das ruas no Centro, atrás da escola estadual, outra indicação minha, o prefeito afirmou que a Prefeitura já tomou as devidas providências, resta a CPFL fazer a ligação de energia nos postes”.
Sobre a saúde, Helinho contou que perguntou sobre o recadastramento de pacientes e fornecimento de medicamentos: “o prefeito afirmou que o cadastro de novos pacientes está sendo feito de forma mais rigorosa, mas que não pode negar atendimento aos pacientes já cadastrados. Quanto a compra de medicamentos e equipamentos, a licitação travou por falta de empresas interessadas em fornecer para Saltinho devido a baixa demanda. Contudo, a Prefeitura conseguiu concluir o processo licitatório e assinou o contrato na segunda. Os pedidos já foram encaminhados e os medicamentos devem chegar ainda nesta semana, normalizando a situação”.
Por fim, Helinho disse que foi procurado na terça-feira (1) por três pessoas que questionaram sobre a implantação de sistema de mão única na rua em frente à Unidade Mista de Saúde: “essa é uma indicação do Florindo que vou me empenhar para que seja atendida. Uma motorista passou com seu veículo e quebrou retrovisores de carros estacionados. A Prefeitura precisa tomar providências rápidas e isso não irá gerar custos ao município”. Florindo pediu a palavra para pedir que a alteração da mão de direção aconteça de forma urgente, uma vez que “é perigoso que saia uma confusão maior entre os motoristas”.
Antes de terminar a sessão, o vereador e presidente da Câmara, Florindo, convidou a todos para participarem do desfile de 7 de Setembro, que acontecerá a partir das 8h15.
Publicado em: 02 de setembro de 2015
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.