O plenário da Câmara de Vereadores esteve lotado nesta terça-feira (25) para acompanhar a sessão dirigida pelo vereador e presidente da Câmara, Florindo. Em segundo e definitiva discussão, foram aprovados por unanimidade quatro Projetos de Lei. De autoria do Executivo, o PL 12/2015 autoriza a abertura de crédito suplementar da ordem de R$ 287 mil.
O PL 12/2015, elaborado pelo vereador Giba Packer, institui em Saltinho a campanha de incentivo ao cultivo da Citronela como método natural de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, mediante divulgação dos benefícios do cultivo e a manipulação da planta nas residências, comércios, indústrias, terrenos baldios e nas margens dos ribeirões. A campanha ficará ao encargo do Departamento de Saúde e consistirá na distribuição gratuita de mudas da Citronela, por meio do Departamento de Saneamento Básico e Meio Ambiente, junto às ações de visitas e mutirões de combate à dengue. Ao município, competirá o plantio de mudas da Citronela nas margens de ribeirões, praças, canteiros de avenidas e demais áreas públicas.
Os dois PLs aprovados na sequência são de autoria do vereador Pastor Ênio. O 14/2015 institui em Saltinho o mês Novembro Azul, dedicado à realização de ações educativas para a prevenção ao câncer de próstata. De acordo com a redação proposta, durante o mês de novembro, por meio do Departamento de Saúde, serão realizadas ações educativas para o combate ao câncer de próstata, priorizando o tratamento da doença e sua prevenção.
Já o PL 15/2015, também proposto pelo vereador Pastor Ênio, estabelece a possibilidade do agendamento telefônico de consultas para pacientes idosos e pessoas com necessidades especiais já cadastradas nas unidades de saúde de Saltinho. Para receber o atendimento agendado por telefone, o paciente deverá apresentar, na ocasião da consulta, a sua carteira de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Indicações e discursos
Durante a sessão, os vereadores apresentaram sete indicações com sugestões ao prefeito de melhorias em benefício à população saltinhense.
O vereador e presidente da Câmara, Florindo, elaborou uma indicação:
- Troca das cadeiras do Velório Municipal. “Tal providência se faz necessário para melhor acomodar aos visitantes nos funerais, uma vez que as existentes estão em péssimo estado de conservação. Que sejam feitos bancos de alvenaria, com almofadas para dar mais conforto às pessoas que vão velar seus entes queridos. Além de ficar mais bonito, é mais fácil para se manter limpo.”
Em seu discurso, Florindo agradeceu à Deus pela chuva desta semana, “que abaixou a poeira e ajuda nessa época de racionamento. Infelizmente algumas pessoas insistem em lavar carros e gastar água sem a preocupação em economizar”.
Lurdes Torina fez quatro indicações:
- Aquisição de terreno próximo a Estação de Tratamento de Água Luiz Delfini para a construção de uma futura represa. “A destinação de área para a ampliação, construção de novas represas e conservação de mananciais de água nas imediações da atual ETA é uma forma de garantir o sistema de abastecimento de água e preservar o sistema já existente. Além disso, a centralização das represas traria economia e praticidade ao sistema de tratamento, armazenamento e distribuição de água tratada para todo município.”
- Que sejam realizados contatos com o órgão responsável pela supervisão da agência de Correios da cidade visando requerer a implantação do serviço de Sedex 10 na agência dos Correios local. “Há tempos a população saltinhense vem requerendo esse tipo de serviço, cuja praticidade e agilidade traria inúmeros benefícios à cidade, em especial para as empresas que possuem um volume grande de correspondências para despachar.”
- Ampliação da altura do “queima velas” do Cemitério Municipal. “Os visitantes do cemitério que costumam fazer uso do ‘queima velas’ reclamam da baixa altura do objeto, fazendo com que o vento impeça que as velas se mantenham acessas, por isso a necessidade da ampliação da altura, para manter a queima das velas até o final.”
- Pintura da plataforma e dos corrimãos de acesso ao motor da bomba de captação de água da Estação Rosa Zampaulo Lopes, no bairro Mato Alto. “Tal providência se faz necessária para conservar as atuais instalações, já que a ação do tempo danifica a pintura, desprotegendo a ferragem, contribuindo para o aparecimento de ferrugem e outros decompositores naturais.”
Cartuchera apresentou uma indicação:
- Reparos no passeio público da rua Nuncio Hyppólito, no loteamento recentemente aberto na área central. “Nessa calçada foram executadas obras de reparos na rede de água e esgoto pela Administração Municipal e não foi efetuado o reparo convencional com a recolocação do pavimento, e isso vem gerando uma série de reclamações já que no local foi colocado apenas uma pequena quantidade de terra com um desnível acentuado, provocando acidentes, principalmente durante a noite em virtude da ausência de iluminação.”
Clodoaldo Cestarioli apresentou uma indicação:
- Instalação de placa de sinalização indicando a localização do Velório Municipal no cruzamento da avenida Sete de Setembro com a rua Arthur Montebello. “Muitas pessoas que não residem em Saltinho têm dificuldades para localizar o Velório por falta de sinalização sendo que existe somente uma placa com esse tipo de indicação na entrada principal de acesso ao município.”
O vereador fez uso da palavra para agradecer a presença da população na reunião. “Que bom seria se em todas as terças-feiras houvesse a participação popular dessa forma. A democracia vem do povo e o povo está acima dos políticos. É preciso haver diálogo, onde ele existe coisas boas acontecem. Quantas ideias temos juntos e quantas coisas boas sairiam desses ideias, tudo o que deixaria nossa cidade melhor, mais bonita e acolhedora. Hoje, quem ganha é a democracia e quem sempre vai ganhar com esse diálogo é o povo. Que o povo possa estar sempre na Câmara, assim como na Prefeitura, para criticar e questionar as posições dos vereadores”, afirmou Clodoaldo.
Helinho Bernardino foi à tribuna para ressaltar que é sempre bom receber a população, assim como ser abordado nas ruas: “geralmente a Câmara é vazia, com a participação de poucos munícipes. Então, nós apresentamos nossas indicações e no dia seguinte buscamos questionar o prefeito sobre determinados temas. Hoje, contamos com a presença de lideranças, de visionários que têm novas perspectivas sobre nossa cidade, que vieram para debater ideias. Eu estou a disposição de todos para trabalhar junto na questão da segurança, da atividade delegada, e demais temas que venham a melhorar ainda mais nossa cidade”, disse Helinho.Publicado em: 26 de agosto de 2015
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.