< EM PAUTA > UTILIDADE PÚBLICA: Prefeitura abre novas inscrições para o Programa de Castração de Cães e Gatos 2024

Notícias



Em sessão dirigida pelo presidente Florindo, vereadores aprovam LDO

Foram apresentadas 11 indicações
Visualize fotos

Em sessão dirigida pelo presidente da Câmara, Florindo, os vereadores aprovaram em segunda discussão, por unanimidade, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2016. A LDO tem a finalidade estabelecer as metas e prioridades da Administração Pública, orientar a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual), alteração da legislação tributária e estabelecer a política de aplicação das agências financeiras oficiais.

Durante a sessão, os vereadores apresentaram 11 indicações com sugestões ao prefeito de melhorias em benefício à população saltinhense.

Pastor Ênio fez uso da palavra para pedir apoio dos demais vereadores quanto aos Projetos de Lei de sua autoria que deram entrada na reunião: “Peço o apoio no trâmite dos dois Projetos de Lei que serão votados na próxima sessão da Câmara. São projetos simples, mas que ajudarão no setor de saúde pública de nossa cidade. Peço que todos analisem as propostas para que possamos conseguir essas benfeitorias para Saltinho”. Dos projetos elaborador pelo vereador Pastor Ênio, o número 14/2015 institui em Saltinho o mês “Novembro Azul”, dedicado às ações educativas para prevenção do câncer de próstata. Na proposta 15/2015, o parlamentar pretende estabelecer a possibilidade do agendamento telefônico de consultas para pacientes idosos e para pessoas com necessidades especiais já cadastradas nas unidades de saúde do município.

Helinho Bernardino apresentou uma indicação:

- Continuidade da realização do campeonato de futebol social junto ao Estádio Municipal Vicente Marino. “Esse campeonato já existe, mas esse ano ainda não aconteceu. É realizado anualmente a Administração Municipal no Estádio o campeonato, onde participam em média 24 equipes, mobilizando cerca de 350 pessoas entre jogadores amadores, técnicos e auxiliares. Esse ano, em virtude da escassez de recursos financeiros, o campeonato ainda não foi iniciado e isso vem causando uma contínua cobrança da população.Segundo levantamento de antigos organizadores, um investimento é necessário para arcar com as despesas com arbitragem, manutenção do campo, equipamentos esportivos e premiações. Assim, peço o empenho do Executivo na busca desses recursos e conseqüente realização do campeonato, que vem sendo aguardado por grande parte de nossa população. Já estou em contato com o deputado estadual Jorge Caruso e deve me reunir com ele na próxima semana para buscar viabilizar essa verba.”

Helinho Bernardino também falou sobre a situação de veículos abandonados. “No bairro Nossa Senhora Aparecida tem um veículo abandonado. Os moradores reclamam da insegurança, por uma pessoal mal intencionada pode se esconder em um desses veículos para assaltar ou praticar outros crimes.”

Denilson Beltrame fez uso da tribuna livre para informar que conversou com o diretor do Departamento de Saúde e com os vereadores Lurdes, Clodoaldo e Mônica com o propósito de viabilizar a construção de calçadas no trecho próximo a Unidade Mista de Saúde: “está difícil para os pedestres caminharem nesse trecho, pois ficam estacionados veículos nos dois lados da rua e, por não haver calçada, a população precisa andar pelo meio da via, inclusive idosos e mães com crianças de colo”. Florindo pediu aparte na palavra para lembrar que existe uma lei municipal que determina a construção de passeios públicos, mas que não é cumprida. “Precisamos levar esse caso ao Executivo para que a situação seja resolvida antes que ocorra um acidente”, completou Denílson. Cartuchera contou que há moradores que solicitam a implantação do sistema de mão única, “pois não há espaço para dois carros passarem ao mesmo tempo”.

O presidente da Câmara, Florindo, usou seu tempo de fala para complementar o discurso de Denilson sobre a rua Prof. Paulo Coelho. “Eu apresentei indicação solicitando a implementação da mão única nessa via. Algumas pessoas podem não gostar dessa medida, mas o fluxo na rua é intenso. Ainda mais com pessoas caminhando pelo meio da rua, com o risco de ocorrer atropelamentos. Que seja marcada uma reunião com o prefeito para resolvermos essa questão.”

Florindo também falou sobre suas indicações, apresentadas na semana anterior. “No Estádio Municipal, em frente ao bar existe um rebaixamento do pavimento. Várias pessoas quase caíram ali. Uma senhora de bengala, durante a realização de um amistoso de futebol americano, caiu nesse mesmo local. Essa é uma solução barata de se resolver”, disse o presidente da Câmara. “Quanto ao corrimão na arquibancada, uma pessoa já caiu e bateu a cabeça num ferro, abrindo um ferimento, por falta de um lugar para se apoiar. Pessoas de todas as idades vão ao estádio, por isso precisamos adotar medidas para prevenir acidentes”, completou.

Quanto a aquisição de um novo aparelho de Raio-X, Florindo contou que o aparelho disponível na unidade de saúde está defasado: “a imagem não aparece co nitidez”, afirmou Florindo, que encaminhou esse pedido para os quatro deputados mais votados no último pleito em Saltinho e para o secretário Estadual da Saúde. “Quem ganha com essa aquisição é a população saltinhense.”

Giba Packer fez uma indicação:

- Aquisição de uma máquina tipo “churumeira” para uso no esgotamento e limpeza de fossas sépticas domésticas, especialmente das residências rurais. “Esse equipamento consiste num tanque com uma bomba de sucção que esgota e faz a limpeza de fossas sépticas, auxiliando nos serviços de higienização e manutenção das fossas, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Após coletado, o esgoto é transportado até o local propício para sua decantação, no caso para as lagoas de tratamento de esgoto, onde irá receber a destinação e o tratamento necessário para não causar danos ao meio ambiente.”

Lurdes Torina fez quatro indicações:

- Divulgação, através de carro de som, quanto ao dia da realização da dedetização de bueiros públicos e redes de esgotos. “A população me pediu essa intervenção junto a Prefeitura para que seja divulgado com antecedência a realização dos serviços de dedetização e limpeza dos bueiros e similares nos bairros, para que possam se prevenir tampando os ralos das residências, evitando assim a penetração de ratos, baratas, entre outros.”

- Implantação de programa de prevenção do abuso sexual junto as escolas municipais, com a contratação de profissional habilitado para ministrar palestras que orientem alunos, professores e demais servidores vinculados à Educação. “A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema de saúde pública presente no mundo todo e necessita de atenção especial das autoridades governamentais visando prevenir tais abusos e orientar quanto a melhor forma de se evitar essas situação, assim como identificar as vítimas em tempo de prestar-lhes o devido apoio e tratamento.”

- Que sejam realizados contatos junto as operadores de telefonia móvel visando a instalação de torres que possibilitem sinal para uso de celulares e internet nas proximidades do bairro Milhã, zona rural. “Moradores do Milhã, Zuim e imediações sofrem com a ausência de sinal para telefones celular, não podendo desfrutar desse sistema de comunicação que hoje se mostra essencial em todo mundo. A instalação das torres expandirá a amplitude do sinal, possibilitando oferecer a nossa população rural esse benefício.”

- Realização de estudos visando transformar as dependências do prédio onde estava instalado o CIEMS Capitão Correa Barbosa, no Bairrinho, zona rural, em um Centro Cultural destinado a exposições, apresentações diversas, cursos e outras atividades voltadas a toda sociedade. “Com a desativação do CIEMS Capitão Correa Barbosa, o prédio ficou disponível para a instalação de outras atividades e a implantação de um centro cultural traria ao Município e população residente em nossa área rural opções para a realização de atividades sociais e culturais, a exemplo de como é utilizado o Centro Recreativo e Cultural João Herrmann Neto, localizado na área urbana.”

Cartuchera apresentou duas indicações:

- Construção de canaleta para escoamento de água na rua Silvio Torrezan, em frente a residência número 284, no bairro Nova Saltinho. “A construção da canaleta é necessária devido ao acúmulo de água no leito carroçável dessa rua, onde existe um desnível bastante acentuado no asfalto e isso vem provocando a reclamação do morador residente no local, uma vez que além da água, também se acumula sujeira que causa mau cheiro e não há boca de lobo no local. Esse é um pedido antigo dos moradores.”

- Extensão da linha do ônibus que realiza o transporte coletivo rural para o bairro dos Marques e Gastardelo. “Muitas famílias que residem nas imediações dos bairros dos Marques e Gastardelo precisam caminhar vários quilômetros para terem acesso ao transporte coletivo que faz a linha até a área urbana de Saltinho. Geralmente, são mães com crianças de colo ou idosos, o que torna a caminhada ainda mais difícil.”

- Instalação de aparelhos de ar condicionado na sala de enfermagem e na sala de aplicação de vacinas na Unidade Básica de Saúde. “A instalação desses equipamentos traria maior conforto tanto para os pacientes quanto aos servidores que atuam na unidade de saúde, além de melhor a preservar a conservação dos medicamentos utilizados nos procedimentos de enfermagem e vacinas.”

Clodoaldo Cestarioli apresentou duas indicações:

- Realização de tapa buraco junto a trave e a renovação da areia do campo de futebol de areia instalado na Praça José Fernando Bernardino, no Residencial Azaléias. “Os moradores e demais visitantes que costumam fazer uso do campo de areia reclamam dos buracos existentes junto a trave dos gols e da precariedade da areia em todo o campo. Cerca de 2 metros de areia em cada gol seria o suficiente para resolver o problema.”

- Aquisição de um detector de vazamento de água para auxiliar nos trabalhos de manutenção de toda a rede que constitui o sistema de distribuição de água. “Nossas redes de abastecimento são ultrapassadas. Com a verba de R$ 1 milhão prometida pelo Estado não seria suficiente para trocar as tubulações. Esse aparelho é constituído por um dispositivo que facilita a identificação do vazamento e isso agilizaria a execução dos reparos, evitando o desperdício de água. Em média, os vazamentos na rede de distribuição representam 30% de perda, uma porcentagem significativa da perda de água tratada. Para Saltinho, são aproximadamente 9 milhões de litros d’água por mês jogados fora. Por isso, é preciso usar todos os meios possíveis para evitar tais vazamentos, os detectando e reparando com brevidade. Esse aparelho, que tem de vários preços a partir de R$ 2 mil, vai ajudar a identificar os vazamentos. Não adianta tratar mais água se o desperdício nos vazamentos irá continuar. O aparelho irá se pagar pela economia que ele irá gerar.”




Publicado em: 12 de agosto de 2015

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria:Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Orçamento do município para 2025 é aprovado por unanimidade

12 de novembro de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho aprovaram na noite de ontem, 11, em sessão ordinária, projeto de lei que trata do orçamento do município para o ano de 2025. Além do projeto, foram ofi...

Leia Mais

Sessão ordinária é realizada na Câmara de Saltinho

05 de novembro de 2024

A trigésima segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Saltinho aconteceu na noite de ontem, 04, e teve a presença dos noves vereadores da Casa, que oficializaram seis indicações que serão enc...

Leia Mais

Atividades legislativas da Câmara de Saltinho no primeiro semestre de 2024

25 de junho de 2024

Em 19 sessões ordinárias realizadas no 1º semestre de 2024, os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho apresentaram 317 proposituras nos seis primeiros meses do ano, sendo elas: 295 indicações,...

Leia Mais

Vereadores aprovam LDO para o exercício financeiro de 2025

18 de junho de 2024

Na noite de ontem, 17, os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho participaram da 18ª sessão ordinária deste ano, onde deliberaram e aprovaram conclusivamente um projeto de lei e oficializaram o...

Leia Mais

LDO 2025 é aprovada em primeira discussão

04 de junho de 2024

Em reunião ordinária realizada na noite de ontem, 03 de junho, os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho deliberaram e aprovaram Projeto de Lei que dispõe sobre a LDO (Lei das Diretrizes Orçame...

Leia Mais

Vereadores acompanham Audiência Pública

28 de maio de 2024

Na noite de ontem, 27, foi realizada na Câmara Municipal de Saltinho, Audiência Pública com o objetivo de demonstrar e avaliar os resultados das ações da Saúde e das Metas Fiscais no 1º quadrimestr...

Leia Mais


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!