Conhecida por alegrar os eventos oficiais da cidade e pela participação nas festividades da região, a Banda Musical Municipal de Saltinho deve ganhar um excelente presente em 2009, ano em que completa 14 anos de atuação.
É que o presidente da Câmara Municipal de Saltinho, o vereador José Florindo da Cruz (PDT), solicita que a prefeitura forneça à banda o título de utilidade pública, oficializando-a de vez.
“Os trabalhos da Banda Municipal merecem o total reconhecimento público e a criação de um dispositivo legal é uma forma de incentivar e valorizar a parte cultural de nossa cidade”, explica Florindo.
O músico e professor Alexandre Menegale, 36, que conduz a banda desde 1996, explica que o título de utilidade pública permite que a banda tenha um orçamento fixo para investimento em instrumentos, uniforme dos alunos e viagens. Ele possui pré-elaborado um estatuto e pretende estabelecer uma diretoria. A partir do momento em que o título de utilidade pública for entregue, planeja inscrever projetos de incentivos fiscais e apresentá-los às empresas. “Esta é uma luta de mais de dez anos, acredito muito no potencial de Saltinho, mesmo que no começo tenhamos passado por algumas dificuldades. Para a música sobreviver não existe empecilho. Mozart, por exemplo, ensinava música debaixo da árvore”, diz Alexandre.
Atualmente a banda é composta por 30 integrantes, alunos de primeira à quarta série.
Desde 2003, além dos ensaios semanais, Alexandre ministra aulas de iniciação musical a aproximadamente 500 alunos da rede municipal de ensino, totalizando 21 salas. No início do mês, por meio do trabalho na Ciems Professor Roque Névio Fioravante, ele foi contemplado pela Fundação Arcor com o programa Minha Escola Cresce. Isso lhe permitirá, por um período de dois anos, o desenvolvimento de aulas de flauta doce.
Publicado em: 26 de fevereiro de 2009
Publicado por: Câmara Municipal de Saltinho
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.