Na sessão da Câmara realizada terça-feira (29), os vereadores votaram e aprovaram em discussão única a concessão do título de “Visitante Ilustre” de Saltinho à Wilson Takada Júnior, governador do Rotary Club Internacional do Distrito 4310 durante o exercício de 2013/2014, e para sua esposa, Kátia Borim. A homenagem foi proposta pela mesa diretora da Câmara e foi entregue pelo presidente do Legislativo, Cartuchera, durante a reunião do Rotary Club de Saltinho, realizada na noite de quarta-feira.
Durante a sessão os vereadores também apresentaram quatro indicações, além de discursar sobre outros assuntos. O presidente da Casa de Leis, Cartuchera, comemorou a publicação da lei que regulamenta o Dia da Comunidade Italiana, criada a partir de um projeto de lei de sua autoria, aprovado por todos os vereadores: “Saltinho possui uma grande comunidade italiana. São pessoas descendentes de italianos que vieram para cá e lutaram muito para transformar nossa cidade no que ela é hoje. A partir do próximo ano teremos a possibilidade de ter uma festa italiano em nosso calendário de eventos. Será uma forma de lembrar e homenagear essa comunidade tão importante para Saltinho”, disse Cartuchera que também agradeceu ao prefeito por sancionar a lei.
Giba Packer fez uma indicação:
- Que seja estudada a possibilidade de ampliar o itinerário do ônibus que serve aos bairros da zona rural de Saltinho, a fim de atender a população residente nas proximidades do Calcário Amaral Machado. “Moradores daquela região pedem a expansão do itinerário do ônibus rural, uma vez que hoje precisam caminhar por uma longa distância para utilizar o transporte, enfrentando sol, vento e chuva.”
O vereador agradeceu ao prefeito por atender sua indicação número 281, onde pedia o desassoreamento das bacias que margeiam as estradas rurais, incluindo o caminho que liga os bairros Formigueiro e Arraial de São Bento. “A obra que irá ajudar na conservação das estradas. Com essas bacias de contenção, a água da chuva fica represada e não acumula no meio da estrada, o que forma buracos.”
Giba Packer contou ainda que participou da reunião ocorrida em Rio das Pedras para a formalização de uma ONG (organização não governamental) contra os maus-tratos aos animais e que irá atuar nas cidades da região. O vereador Florindo também esteve no encontro e informou que Saltinho também terá participação na ONG, com um posto de arrecadação de ração e outros materiais que irão servir a todos os tipos de animais.
Lurdes Torina usou seu tempo na tribuna livre para agradecer a arquiteta Geisa Bernardino que prontamente atendeu seu pedido para elaborar, de forma voluntária, um projeto de paisagismo visando melhorias para a rotatória da Rodovia Cornélio Pires, no cruzamento com a rua Joaquim Mendes Pereira. “Ela prontamente atendeu ao chamado e, com sua doação, os custos para essas melhorias será muito reduzido, deixando nosso município ainda mais agradável”, disse.
Mônica Taranto fez uma indicação:
- Realização de cursos de capacitação profissional para os servidores públicos que atuam nas escolas públicas municipais. “Os professores fazem todos os anos cursos de capacitação. A proposta é que os demais funcionários também passam por reciclagem, para adquirir mais conhecimento e melhorar o tratamento com os alunos. Quem não se lembra da merendeira ou inspetora do tempo de escola? Nossos funcionários já trabalham muito bem, mas com os cursos serão ainda mais capacitados para lidar com as mais diversas situações, como nos casos de bullyng.”
A vereadora reforçou indicações feitas por Lurdes Torina e Cartuchera e pediu a execução da operação tapa-buracos nos trechos de asfalto danificado. “A situação piorou com as recentes chuvas”, relatou Mônica Taranto. Quanto a calçadas, Mônica voltou a falar sobre falta de calçadas: “vários terrenos estão sem calçada, inclusive da municipalidade, como em áreas verdes. Restam poucos locais para a Prefeitura construir o passeio público, ela deve dar o exemplo.”
Mônica Taranto contou ainda que foi procurada por pessoas que desejam fazer trabalho de paisagismo no bairro Nossa Senhora Aparecida II: “tem muita gente que gosta desse tipo de trabalho e que o faria de forma voluntária”.
Pastor Ênio relatou que uma pessoa o procurou para contar da dificuldade que pessoas com mobilidade reduzida tem de descer do carro e entrar na Unidade Básica da Saúde (UBS) do município. “Pelo fato da ambulância estar estacionada lá dentro, a passagem fica comprometida. Uma sugestão, levantada junto com o vereador Florindo, seria incluir no projeto de reforma do prédio a construção de uma rampa para as ambulâncias. Hoje, talvez a melhor solução seria que a ambulância ficasse na rua quando não estiver em atendimento”, propôs o vereador. Florindo sugeriu também que seja feita marcação no solo indicando vaga da ambulância na rua. “Que seja estudada qual é a melhor forma de solucionar a questão. Infelizmente eu tive um caso na minha família, quando perdi minha avó pela demora de locomovermos ela de nossa casa até o atendimento médico, o que resultou na rua morte”, contou Pastor Ênio.
Helinho Bernardino fez uma indicação:
- Substituição da atual rede de abastecimento de água que liga a ETA Luiz Delfini (Estação de Tratamento de Água) ao reservatório Rosa Galina Furlan, por uma rede composta por tubulações modernas e com maior capacidade de vasão.
Florindo apresentou uma indicação:
- Que sejam tomadas providências para evitar o acúmulo de água no leito carroçável da rua Ângelo Schiavinato, em frente ao número 77, no bairro Nova Saltinho. “Fui chamado por alguns moradores pois no local há risco de algum carro aquaplanar e causar acidentes. Além disso, quando chove escorre água com barro de um terreno próximo. Quando os veículos passam jogam essa sujeira nas calçadas. Parte do problema foi resolvido antes, quando o vereador Cartuchera havia pedido a instalação de uma meia manilha no local, mas precisa concluir o trecho restante.”
Publicado em: 29 de outubro de 2013
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.