< EM PAUTA > UTILIDADE PÚBLICA: Prefeitura abre novas inscrições para o Programa de Castração de Cães e Gatos 2024

Notícias



Escola do Bairrinho e água são os temas mais debatidos da semana

Durante a sessão, Câmara recebeu a visita do vereador Tutinho, de Rio das Pedras
Visualize fotos

Em dia de visita, os vereadores saltinhenses falaram sobre diversos temas. Os mais comentados foram a situação da Escola Municipal Capitão Correa Barbosa e o abastecimento de água no município. A sessão da última terça-feira (22) contou com a presença do vereador de Rio das Pedras, Trudpert Allan Leite Riesterer, mais conhecido como Tutinho, que está em seu segundo mandato. Além de sua assessoria, Tutinho veio acompanhado de assessores do deputado estadual Aldo Demarchi, eleito por cinco vezes consecutivas e com base eleitoral a região de Rio Claro. “A intenção da visita é estreitar a relação entre Saltinho e Rio das Pedras e buscar o bem comum para as duas cidades. O intermédio de um deputado estadual forte, como Aldo Demarchi, facilita essa busca em conseguir melhorias como algumas que estão chegando para Rio das Pedras”, disse Tutinho, agradecendo ainda a recepção que teve dos parlamentares de Saltinho.

 

Durante a sessão os vereadores apresentaram quatro indicações, além de discursar sobre outros assuntos. O presidente da Casa de Leis, Cartuchera, apresentou uma indicação:

- Construção de canaleta para escoamento de água no cruzamento da Avenida Florindo Cassano com a rua Antonio Setem, no bairro Nossa Senhora Aparecida II. “Estive no local e conferi que a água corre diariamente sobre o mesmo ponto da rua, o que está acabando com o asfalto e abrindo buracos.”

Cartuchera aproveitou para agradecer ao prefeito por instalar bebedouro e deixar os banheiros abertos na praça central, ao lado do parquinho infantil. “Assim as crianças deixaram de cruzar a rua a todo instante e se arriscarem para beber água”, disse o presidente da Câmara.

 

Florindo aproveitou a presença do vereador de Rio das Pedras, Tutinho, para parabenizar o parlamentar pelo trabalho realizado para viabilizar um canil para a cidade: “é um trabalho maravilhoso, feito por meio de ONG e que trará muitos benefícios à nossa cidade vizinha”.

O vereador agradeceu a enfermeira Ruth A. da Silva Nobre e ao recepcionista José Marlei, assim como Luis Funileiro e todos os demais funcionários da Unidade Básica de Saúde pela presteza e bom atendimento: “é gratificante ver o trabalho e cuidados da Ruth com a mão queimada de uma criança. É preciso ter muito amor e carinho para tratar bem as pessoas que chegam com algum mal na UBS”, disse Florindo que ainda relatou um acidente ocorrido numa construção. “A laje veio abaixo derrubou uma pessoa, que se machucou muito. A Ruth não pensou duas vezes e entrou no meio do concreto para salvar a vida do homem. Pude acompanhar também todo o esforço do Luis em conseguir agilizar ao máximo o atendimento médico e de remoção”, detalhou.

Sobre o fechamento da escola do Bairrinho, Florindo contou que foi feito um abaixo assinado com 418 nomes contrários ao encerramento das atividades da instituição de ensino. “O prefeito se reuniu com pais de alunos e explicou a situação, de que a escola não irá fechar e os alunos continuarão a ser atendidos pela rede municipal de ensino.” Emocionado, falou um pouco de sua história com a escola: “Há 20 anos eu trabalho como motorista na escola, junto com o outro motorista, Marcos. É uma página da história que se fecha. A gente sente muito, fica triste. Não é só uma escola, é uma família formada por alunos, pais e funcionários. Por outro lado, a escola continuará recebendo alunos, estes do ensino profissionalizante. Os alunos que passaram pela escola ainda pequenos voltarão para aprender uma profissão e ter condições de lutar por um futuro melhor”.

Giba Packer também comentou sobre o fechamento da escola: “é uma pena, mas necessário, da mesma forma como aconteceu no Arraial de São Bento. Estudando na cidade haverá mais recursos para a educação dos alunos”.

Denílson Beltrame ressaltou que o prefeito apresentou números negativos que impedem as atividades escolares no Bairrinho. “A gente sente muito, mas os alunos só têm a ganhar com isso. Eu trabalhei por muito tempo no bairro e sei como as coisas são difíceis, como o uso da internet, por exemplo, ferramenta tão importante no aprendizado de hoje em dia”.

 

Giba Packer fez uma indicação:

- Construção de boca de lobo e colocação de manilhas para escoamento de água pluvial no final da estrada que liga o bairro Arraial de São Bento ao Sítio Novo, na zona rural. “A água que passa por cima da estrada causa muita erosão. Esse é um problema simples de resolver para conservar a via”.

 

Clodoaldo fez uma indicação:

- Retirada da base de alvenaria que servia para sustentar um antigo relógio instalado na área verde localizada no cruzamento das ruas Todos os Santos e Joaquim Mendes Pereira, ao lado do parquinho infantil.

O vereador contou que esteve em São Pedro, a convite do vereador da cidade Dú Sorocaba, para formar a Frente Parlamentar da Saúde do Aglomerado Urbano de Piracicaba. Representantes de várias cidades do Aglomerado falaram sobre os principais problemas da saúde. “Esse dias eu estava acompanhando no noticiário que em Hortolândia as pessoas estavam esperando por 7 horas por atendimento médico. A gente sabe que a saúde é um buraco sem fundo, mas é preciso fazer mais. Os políticos precisam fazer mais, estar do meio do povo. Precisamos olhar para os mais necessitados, olhar para a mãe que estava com o filho no colo esperando por um médico”, disse Clodoaldo. Segundo o vereador, parte da questão de vagas pode ser resolvida com diálogo: “por vezes sobra vaga em uma cidade e a outra sofre com essa falta. É preciso unir forças para buscar solução”.

Clodoaldo também pediu que mais esforços sejam feitos para trazer investimentos para a cidade. “Piracicaba está inchando e crescendo, mas não sobra nada para as cidades pequenas. Parece que só ficamos com as migalhas, que precisamos mendigar para conseguir alguma coisa”, finalizou.

 

Pastor Ênio contou que esteve com os deputados Jefferson Campos (federal) e Carlos Cezar (estadual) e pediu, além da ambulância já conquistada, verba para ampliação da UBS. “Esse é um pedido de outros vereadores. Os deputados disseram que é possível.”

Outro tema abordado pelo vereador é o abastecimento de água no município. “Nessa semana mais uma bomba queimou. Ele já havia sido recuperada pela Prefeitura, então resolveram comprar uma nova e já providenciaram a substituição. Contudo, o anunciado poço artesiano ainda não vai entrar em funcionamento para mandar água para população. Primeiro será necessário analisar a qualidade da água para depois dar destino. Creio que a foto no jornal e anuncio do poço foi feito de maneira precipitada”, afirmou Pastor Ênio.

Por outro lado, o vereador Helinho Bernardino afirmou ter conversado com o prefeito que lhe garantiu o funcionamento do poço ainda nessa semana. Lurdes Torina informou que houve falta d’água no bairro Azaleias na terça-feira devido a queima da bomba. “No sábado estava tudo normal. Inclusive, passando pelo bairro, vi várias pessoas lavando o carro em frente as suas casas”, ressaltou a vereadora.

 

Helinho Bernardino pediu a intervenção dos órgãos competentes para revisar a iluminação pública de alguns pontos da cidade.

 

Denílson Beltrame fez uma indicação:

- Instalação de reservatórios de água nos quiosques dispostos nas praças e áreas verdes do município. “A Prefeitura criou espaços de lazer onde a população pode reunir os amigos para fazer churrascos. Mas não tem água armazenada para uso”, disse. O vereador aproveitou para falar da situação do abastecimento de água na cidade: “água tem. O que não tem é onde armazenar a água tratada. É difícil chegar em casa depois do trabalho e não poder nem tomar banho”.




Publicado em: 22 de outubro de 2013

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria:Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Orçamento do município para 2025 é aprovado por unanimidade

12 de novembro de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho aprovaram na noite de ontem, 11, em sessão ordinária, projeto de lei que trata do orçamento do município para o ano de 2025. Além do projeto, foram ofi...

Leia Mais

Sessão ordinária é realizada na Câmara de Saltinho

05 de novembro de 2024

A trigésima segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Saltinho aconteceu na noite de ontem, 04, e teve a presença dos noves vereadores da Casa, que oficializaram seis indicações que serão enc...

Leia Mais

Atividades legislativas da Câmara de Saltinho no primeiro semestre de 2024

25 de junho de 2024

Em 19 sessões ordinárias realizadas no 1º semestre de 2024, os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho apresentaram 317 proposituras nos seis primeiros meses do ano, sendo elas: 295 indicações,...

Leia Mais

Vereadores aprovam LDO para o exercício financeiro de 2025

18 de junho de 2024

Na noite de ontem, 17, os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho participaram da 18ª sessão ordinária deste ano, onde deliberaram e aprovaram conclusivamente um projeto de lei e oficializaram o...

Leia Mais

LDO 2025 é aprovada em primeira discussão

04 de junho de 2024

Em reunião ordinária realizada na noite de ontem, 03 de junho, os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho deliberaram e aprovaram Projeto de Lei que dispõe sobre a LDO (Lei das Diretrizes Orçame...

Leia Mais

Vereadores acompanham Audiência Pública

28 de maio de 2024

Na noite de ontem, 27, foi realizada na Câmara Municipal de Saltinho, Audiência Pública com o objetivo de demonstrar e avaliar os resultados das ações da Saúde e das Metas Fiscais no 1º quadrimestr...

Leia Mais


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!