< EM PAUTA > Pauta da Ordem do Dia da 24ª sessão ordinária de 2025

Notícias



Conheça seus vereadores

Você sabe o que faz um vereador? Qual sua função e até onde vai seu poder de atuação?
Visualize fotos

O primeiro passo é ser eleito, por meio do voto direto, para o mandato de quatro anos, podendo ser reeleito ilimitadamente. A quantidade de membros desse cargo político é estabelecida através do contingente populacional de cada município (quanto mais habitantes, maior será o número de vereadores de uma cidade). Em Saltinho, o número de cadeiras é o mínimo estabelecido, 9 vereadores. O limite máximo por município é de 55 parlamentares.

 

As funções de um vereador são discutir as questões locais e fiscalizar os atos do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Ele deve trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.

 

Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

 

“Para melhor desempenharmos nossa função de vereador, é fundamental a participação popular. Centralizar tudo no prefeito é complicado, por isso nós ficamos e estamos à disposição do cidadão que queria apresentar sua sugestão para melhorar nossa cidade. Ninguém melhor do que o saltinhense para mostrar os problemas da cidade. Nós vereadores, junto com o prefeito, iremos buscar a melhor solução para todos”, afirmou o presidente da Câmara, Cartuchera.

 

Você, eleitor cidadão de Saltinho, conhece quem são os vereadores que o representa? Veja abaixo um pouco de cada parlamentar:

 

Cartuchera (PTB) – Eleito por todos os vereadores como presidente da Câmara, Rodrigo Artur, mais conhecido como Cartuchera foi eleito pela segunda vez para exercer o cargo de vereador. Nas duas ocasiões em que foi eleito, se consagrou como o candidato com mais votos. Nas eleições de outubro de 2012 chegou a marca de 432 votos, número jamais alcançado por nenhum outro candidato a vereador na história de Saltinho.

 

Clodoaldo (PPS) – Clodoaldo Cestarioli foi eleito pela primeira vez. Profissional da construção civil, é casado e tem dois filhos. Ele é relator da Comissão de Justiça e Redação.

 

Denílson Beltrame (PDT) – Ex-presidente da Câmara, José Denílson Beltrame exerce seu segundo mandato. Casado e pai de uma menina, Denílson é agricultor e integra a Comissão de Justiça e Redação.

 

Florindo (PDT) – José Florindo da Cruz foi eleito pela terceira vez. Motorista, é casado e com uma filha. Já foi presidente da Câmara por duas vezes. Neste biênio, além de vice-presidente do Legislativo, é membro da Comissão de Obras e Serviços Públicos e é presidente da Comissão de Finanças e Orçamento.

 

Giba Packer (PTB) – Gilberto Giácomo Packer está vereador após o afastamento de Luis Funileiro, que assumiu o Departamento de Saúde de Saltinho. Com 27 anos, Giba Packer é mecânico de máquinas na Prefeitura de Piracicaba. Em seu primeiro mandato, é membro da Comissão de Educação, Saúde e Promoção Social e relator da Comissão de Finanças e Orçamento.

 

Helinho Bernardino (PMDB) – O mais jovem entre os vereadores, com 22 anos, Hélio Franzol Bernardino é empresário. Em seu primeiro mandato como vereador, é segundo secretário da mesa diretora e integra a Comissão de Finanças e Orçamento.

 

Lurdes Torina (PDT) – Maria de Lurdes Pandolfo Torina exerce seu terceiro mandato consecutivo. Casada com o prefeito, concilia as atividades de primeira dama do Município com suas tarefas como vereadora. Lurdes Torina é a presidente da Comissão de Justiça e Redação.

 

Mônica Taranto (PTB) – Educadora de formação, Mônica Angélica Taranto Urbano é diretora escolar. Casada e mãe de um menino, logo em seu primeiro mandato já assumiu o cargo de primeira secretária da mesa diretora. Também é presidente da Comissão de Educação, Saúde e Promoção Social e relatora da Comissão de Obras e Serviços Públicos.

 

Pastor Ênio (PSDB) – Em seu primeiro mandato, Ênio Bispo dos Santos assumiu a presidência da Comissão de Obras e Serviços Públicos e é relator da Comissão de Educação, Saúde e Promoção Social. Empresário, Pastor Ênio é casado e tem três filhos.




Publicado em: 11 de julho de 2013

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria:Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Vereadores acompanham Audiência Pública sobre a elaboração da LOA 2026

26 de agosto de 2025

A elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2026 foi debatida e demonstrada na noite de ontem, 25, durante Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipa...

Leia Mais

Dez indicações são oficializadas em sessão ordinária

26 de agosto de 2025

Na noite de ontem, 25, os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho participaram da 23ª sessão ordinária do ano, momento em que dez indicações foram protocoladas durante o Pequeno Expediente e pos...

Leia Mais

Vigésima segunda sessão ordinária é realizada na Câmara

19 de agosto de 2025

Projeto de Decreto Legislativo que concede “Título de Visitante Ilustre” do município de Saltinho foi aprovado na noite de ontem, 18 de agosto, durante a 22ª reunião ordinária desta Casa Legislativ...

Leia Mais

Vereadores aprovam conclusivamente três proposituras

12 de agosto de 2025

Três proposituras foram aprovadas de maneira unanime pelos vereadores da Câmara Municipal de Saltinho na noite de ontem, 11, durante a 21ª reunião ordinária de 2025. Ainda no encontro, foram protoc...

Leia Mais

Sessão ordinária é realizada após recesso

05 de agosto de 2025

Após a pausa que consiste no recesso legislativo durante o mês de julho, os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho participaram na noite de ontem, 04, da 20ª sessão ordinária de 2025. Durante...

Leia Mais

LDO 2026 é aprovada em sessão ordinária

01 de julho de 2025

O projeto de lei que trata das Diretrizes Orçamentárias para 2026 foi aprovado conclusivamente na noite de ontem, 30 de junho, durante a 19ª sessão ordinária de 2025 desta Casa Legislativa. O refe...

Leia Mais


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!