Assunto foi discutido no gabinete da Prefeitura na última semana
O tema segurança foi pauta, na última semana, de uma reunião entre representantes da Câmara de Saltinho, o prefeito do município Claudemir Francisco Torina – o Grilo (PDT), o delegado Wagner Romano e o sargento da Polícia Militar, Marcos Oliveira.
Na ocasião, do Legislativo estavam presentes o presidente José Florindo da Cruz (PDT) e os vereadores Maria de Lurdes Pandolfo Torina (PDT), Rodrigo Artur – o Cartucheira (PTB), José Denílson Beltrame (PDT), Antonio Teixeira (PTB) e Claudemir Torrezan (PMDB).
Durante o encontro, os vereadores e o prefeito aproveitaram para reiterar o pedido de um delegado para Saltinho e o aumento do número de efetivos policiais à cidade. O prefeito Grilo também comentou que a administração municipal está tentando viabilizar a construção de um prédio próprio para a delegacia de Saltinho.
A segurança do município para o Carnaval 2010 e a reativação do Conseg (Conselho de Segurança) também foram temas em destaque na reunião, a qual definiu também a realização de blitz periódicas na cidade.
Vale lembrar que o Conseg é uma entidade composta por líderes comunitários, que se reúnem voluntariamente para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança da comunidade.
“Nós estamos vendo a volta do Conseg com bons olhos, pois ele difunde o conceito de parceria junto à comunidade, além de auxiliar a polícia a estabelecer prioridades no atendimento à população”, comenta Florindo.
De acordo com o comandante da Polícia Militar, cada CONSEG exige – para sua homologação pelo Secretário da Segurança Pública – a participação de dois membros natos, os quais são: o delegado de Polícia Titular e o Comandante da Polícia Militar do município. “Além deles, também participam voluntariamente representantes dos poderes públicos, entidades associativas, clubes de serviço, imprensa, instituições religiosas ou de ensino, organizações de indústrias, comércios ou prestação de serviços, bem como outros lideres comunitários que residem trabalham ou estudam na área da circunscrição do respectivo CONSEG”, explica o sargento Marcos.