Desde 2001, Saltinho recebe o projeto Nós do Pisca, responsável por diversas atividades de conservação e educação ambiental, como o trabalho educativo com alunos e professores das escolas municipais. Isso de deve ao fato de a cidade ser uma importante área de nascentes da Sub-bacia Hidrográfica do Ribeirão Piracicamirim. Agora, um vídeo-documentário está sendo produzido para mostrar não apenas a importância de alguns espaços saltinhenses, como dos municípios de Piracicaba e Rio das Pedras. As gravações começaram no início do mês.
Na última sexta-feira, os entrevistados para o vídeo foram o presidente da Câmara de Saltinho, vereador José Florindo da Cruz; o diretor do Departamento de Saneamento Básico e Meio Ambiente, Fernando Toledo; o engenheiro João Francisco de Lima; o funcionário do viveiro Naildo Santos de oliveira e o proprietário rural Antônio Pimpinato. As imagens foram captadas no Viveiro Municipal e na Gruta. A produção está sendo feita por Camila Tavares e Bruna Epiphanio, da Filó Comunicação, Educação e Arte, empresa sediada em Piracicaba especializada na produção de vídeos e materiais educativos.
Na entrevista, Florindo disse que pôde acompanhar o trabalho feito com os alunos da rede pública saltinhense, por trabalhar como motorista de ônibus escolar. “Aqui as crianças tiveram contato com a natureza e conheceram as diferentes mudas, conheceram as nascentes e até plantaram algumas árvores”, declarou. “O nosso futuro está nas mãos das crianças de hoje e eu fico feliz em saber que elas aprenderam desde cedo a preservar corretamente o meio-ambiente.”
De acordo com Camila, a gravação realizada na última sexta-feira em Saltinho foi uma das etapas da produção do vídeo documentário. Além do viveiro de mudas e da gruta de Nossa Senhora Aparecida, a produção do vídeo visitou a Escola Estadual Prof. Manoel Dias de Almeida, ruas da cidade e entrevistou moradores. “Este vídeo é parte de um projeto chamado Construção Participativa de Material Didático de Educação Ambiental para a Sub-bacia do Ribeirão Piracicamirim, realizado pelo Instituto Terra Mater e pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental da Universidade de São Paulo com financiamento do Fehidro (Fundo de Recursos Hídricos)”, destacou ela.
Camila lembra que o viveiro está localizado na região de nascentes e além da produção de mudas para a restauração florestal e arborização urbana, permitiu uma série de atividades de educação ambiental. “Dessa forma, o viveiro é visto como um espaço essencial para a transformação de cultura em busca de práticas mais sustentáveis”, completou.
O projeto terá como resultado a edição da cartilha De Olho no Pisca e um DVD com o documentário. Todo o material será distribuído para escolas e outros espaços educadores, e tratará das questões da Sub-Bacia, a relação do homem e o ambiente, a degradação ambiental e a sustentabilidade.
Conforme destaca a educadora do Projeto Nós do Pisca, Karine Faleiros, o viveiro hoje produz mudas para arborização urbana da cidade e mudas de árvores nativas para o Projeto Nós do Pisca, que atinge as quatro escolas de Saltinho, 40 professoras e cerca de 600 estudantes.
Publicado em: 01 de outubro de 2009
Publicado por: Assessoria de Comunicação da Câmara de Saltinho
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.