Na noite da ultima terça feira (7) os Vereadores Amadeu Junior, Amarildo Firmino, Denis Chiquito, Evandro Pereira, Luiz Manesco, Luiz Lopes e Paulo Roberto se reuniram com a Diretora do Departamento de Saneamento Básico e Meio Ambiente de Saltinho, Ariella Montebello, para entender a real situação das ETA (Estação de Tratamento de Água) e ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Município.
Ariella, que iniciou sua gestão atual no dia 23 de Janeiro deste ano, fez o Levantamento com coleta de informações da situação do departamento. Na ETA (Estação de Tratamento de Água) Luiz Delfini, a situação informada aos Vereadores é a de falta de manutenção em todo sistema, a precariedade do sistema de dosagem de produto por falta de bomba dosadora, a vazão maior que a suportada pelo sistema, além de laboratórios desatualizados, com equipamentos sem calibração, entre outros problemas detectados e repassados aos Vereadores.
Na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) a situação não é diferente. Dos 11 aeradores existentes, 4 estão parados e 1 está fora da lagoa à espera de manutenção. Não há lugar adequado para descarte de resíduos sólidos, os laboratórios estão totalmente desativados e a licença de funcionamento está vencida.
Foi também discutido o alto índice de inadimplentes com contas d'água chegando ao valor acumulado de R$326.670,14
As perdas de água tratada no sistema também foi objeto da reunião, pois, no último levantamento feito pela ARES-PCJ chegam a mais de 50%. Neste caso a Prefeitura informou que solicitou apoio financeiro junto ao Consórcio PCJ para enfrentamento desse grave problema.
Os vereadores solicitaram empenho no sentido de retomar o projeto de construção de um sistema de captação e tratamento na represa do Bairro Capuava, cedido pela empresa Raizen, e ainda, atendimento das residências rurais na coleta de esgoto de fossas acépticas, como no bairro Arraial de S. Bento.
Os vereadores pediram uma solução para o uso adequado da Caixa d'água do Bairro Aparecida, atualmente sem uso por não estar adequada ao sistema de distribuição, carecendo de estudos técnicos para seu uso.
A Diretora disse ainda que nesse pouco tempo frente ao Departamento, ainda está tomando conhecimento de todos os assuntos da pasta e sugeriu ações iniciais a serem tomadas para a melhoria das ETA e ETE, como: orçamento para manutenção dos equipamentos do laboratório, manutenção das bombas dosadoras e bomba de recalque de água tratada – para que as estruturas fiquem aptas e regularizadas, garantindo a continuação dos trabalhos com maior qualidade da água para toda população.
Publicado em: 09 de fevereiro de 2017
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.