Na madrugada do último domingo, 12 de abril, morreu por edema pulmonar o deputado federal João Herrmann Neto, ex-prefeito de Piracicaba de 1977 a 1982, quando o atual município de Saltinho era Distrito daquela cidade. Nos cinco mandatos como deputado federal, ele defendeu em Brasília os interesses dos municípios do interior do Estado de São Paulo. Em sua homenagem, a Câmara de Vereadores de Saltinho apresentou na última sessão ordinária um requerimento de pesar à família do falecido parlamentar.
O presidente da Câmara, vereador José Florindo da Cruz, ocupou a tribuna para destacar as realizações políticas de Herrmann para o desenvolvimento de Saltinho. “Devemos a ele as construções de dois centros comunitários: o que está localizado na rua José Torrezan, número 1.535, no bairro Jardim Torrezan, e o que está localizado no bairro Arraial de São Bento. Neste mesmo bairro, construiu a escola que hoje está desativada e duas pontes de concreto de ligação do bairro a Laranjal Paulista”, disse Florindo.
Por estar filiado no PDT, mesmo partido de Herrmann, Florindo e os vereadores Antônio Edilson Bressan, José Denilson Beltrame e Maria de Lurdes Pandolfo Torina apresentaram uma indicação para que o Centro Comunitário leve o nome de João Herrmann Neto. “Sua atenção para com Saltinho nos cinco anos como prefeito inclui ainda uma reforma no pátio da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus e do Posto de Saúde de Saltinho, além de alargamento e cascalhamento das estradas, abertura e asfaltamento de ruas, reforma do cemitério e construção de campos de futebol. Como deputado federal, João Herrmann apresentou importantes emendas individuais para a implantação e aparelhamento de unidade de saúde, sem contar muitos recursos para a melhoria do sistema de abastecimento de água, por estar sempre preocupado com o racionamento de água”, finalizou o presidente.
De acordo com o vereador Edilson Bressan, a morte do deputado deixa um vazio político na cidade, no interior do Estado e São Paulo e em todo o Brasil. “Teremos, agora, que buscar novos caminhos”, disse.
Já o vereador Carlos Augusto Borges disse que teve a oportunidade de trabalhar com Herrmann em 1977, quando era prefeito. “Eu tinha 22 anos e era fascinante ver o trabalho daquele homem à frente do seu tempo. Temos muito a lamentar”, destacou.
Ao ocupar a tribuna, o primeiro gesto da vereadora Maria de Lurdes Pandolfo Torina foi solicitar aos colegas um minuto de silêncio à memória do deputado. Depois, ela lamentou a sua perda. “Este ano, quando voltou para a Câmara dos Deputados, fez questão de visitar Saltinho”, recordou.
E Rodrigo Pinheiro disse que “se Herrmann continuasse sua trajetória, Saltinho ganharia muito. Basta lembrar que na semana passada a sua assessoria esteve na cidade para buscar projetos e defendê-los em Brasília.”
Publicado em: 17 de abril de 2009
Publicado por: Câmara Municipal de Saltinho
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.