O vereador Antônio Edilson Bressan (PDT) deu entrada na Câmara de Saltinho uma indicação à prefeitura para o estudo de implantação da rede Wi-fi, sistema que permitirá conexão sem-fio à internet por todos os computadores da cidade.
De acordo com o vereador, inicialmente foi apresentada uma indicação para que o Executivo analise os custos do sistema, tomando como referência algumas cidades brasileiras. “A intenção é que todos os computadores da cidade possam ter acesso à internet, sem pagar nenhum centavo”, informou o vereador, ao lembrar que a rede sem fio beneficiaria também as escolas da cidade.
Na prática, qualquer pessoa com um computador com placa de rede, modem e wireless – dispositivo interno que não necessita de fios para transmissão de dados – estaria apto a acessar qualquer endereço eletrônico, de qualquer lugar de Saltinho ou pelo menos num raio de quilômetros.
A experiência da internet sem fio gratuita já é realidade em alguns municípios brasileiros, como em Barbacena, em Minas Gerais, com 122 mil habitantes e 55 pontos de acesso desde 2007.
Antes disso, em 2005, o município paulista de Sud Mennucci implantou a tecnologia. Na ocasião, a prefeitura fez o estudo porque não conseguiu atrair nenhum provedor de acesso à internet, devido ao tamanho da cidade, com 7.000 moradores. O link wi-fi foi contratado da Telefônica. Os cidadãos não pagaram pela conexão, mas precisaram comprar o kit para transmitir os sinais dos dados, com placa de rede e antena.
No entanto, algumas cidades possuem experiência de total gratuidade, entre elas a praia de Copacabana, que dá inclusive o direito de acesso à internet aos turistas com seus notebooks. A experiência foi baseada em tecnologia de países de primeiro mundo, a exemplo de Portugal e Amsterdã.
Publicado em: 20 de fevereiro de 2009
Publicado por: Câmara Municipal de Saltinho
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.