O presidente da Câmara de Saltinho, Cartuchera, e os vereadores Giba Packer e Helinho Bernardino estiveram nessa semana na Câmara de Limeira para participar da apresentação do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba. O evento contou com a participação de 17 representantes das Câmaras Municipais, 15 deles presidentes legislativos. O objetivo desse parlamento é aprofundar a integração política, administrativa, econômica e social entre as 22 cidades que fazem parte do aglomerado.
A mesa diretora que conduziu foi conduzida pelo presidente anfitrião, Ronei Martins. Ao seu lado estavam o presidente da Câmara de Piracicaba, João Manoel, Luis Mário, diretor da Uvesp, e Lourival de Oliveira, presidente do Parlamento Metropolitano de Campinas. Durante a apresentação, Ronei Martins disse que o parlamento é o principal dos poderes: “os principais setores são representados por parlamentos. O parlamento é a essência da representatividade popular”.
A região do aglomerado é formada por 22 cidades, com mais de 1,3 milhões de habitantes e PIB de R$ 29,7 bilhões. “Com o parlamento serão tomadas medidas de comum necessidade aos municípios. Hoje, falta representatividade junto as esferas estadual e federal, principalmente para as cidades menores. Sozinho o problema é seu, unidos o problema é nosso”, discursou Martins.
João Manoel reclamou da forma como a população vê a figura do vereador: “A população vê o vereador como moleque de recados, como funcionário do prefeito. Lutamos por alguma benfeitoria para a cidade e quem sai na foto é o prefeito. Nós somos os verdadeiros representantes do povo. O Poder Legislativo é o primeiro poder de uma democracia. Prefeito e o Judiciário não têm poder para cassar um vereador. Só quem pode cassar o mandato de um prefeito ou de vereador é o Poder Legislativo”.
Todos os presidentes de Câmaras falaram sobre a iniciativa. O principal foco dos temas abordados eram problemas locais que afetam a região e são comuns. O mais comentado é a falta de segurança e o baixo contingente de policiais.
Durante sua fala, o presidente da Câmara de Saltinho, Cartuchera, lembrou que a cidade é nova e uma das principais questões a ser melhorada é a saúde. “Por muitas vezes precisamos da intervenção de vereadores de Piracicaba para conseguir atendimento que não está disponível em nossa cidade. O Hospital Regional será muito bom para a região e, especialmente, para cidade pequenas que tem pouca disponibilidade de serviços diante da demanda. O prefeito e os vereadores tem se esforçado para resolver essas questões”, afirmou Cartuchera, ressaltando que está todos os dias na Câmara e atuando junto a população. “Saltinho está de portas abertas para receber o parlamento.”
“Com o parlamento, será possível criar um plano diretor regional, para determinar diretrizes de meio ambiente, atendimentos na saúde e estradas que irão beneficiar toda a região”, argumentou Giba Packer. Helinho Bernardino, por sua vez, enfatizou a criação do Parlamento: “Somos 256 vereadores na região que representam mais de um milhão de pessoas. Nós queremos fazer a diferença. Nos reunimos pela primeira vez e iremos fazer história, com a integração das cidades em prol do bem comum ao cidadão, que merece todo nosso emprenho”.
A segunda reunião do Parlamento está marcada para o dia 9 de novembro, às 9 horas, novamente na Câmara de Limeira. Serão criados o estatuto e regimento, além de eleita a mesa diretora, que será formada por um presidente, quatro vices e dois secretários.
Publicado em: 01 de outubro de 2013
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.