Em primeira votação, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Doação de Sangue, que será celebrada anualmente entre os dias 15 e 22 de março. O Dia Municipal do Doador de Sangue será comemorado em 20 de março e as datas serão incluídas no calendário oficial do município. “O objetivo é conscientizar a população de Saltinho sobre a importância da doação de sangue, seus procedimentos, sua confiabilidade, quais os possíveis doadores, bem como os benefícios assegurados nas legislações”, explicou o autor da propositura, Cartuchera.
O presidente da Câmara lembrou ainda que o ato de doar sangue pode salvar muitas vidas: “o sangue coletado será destinado ao Hemocentro de Piracicaba, que integra a rede de atendimento da Unicamp e faz a distribuição para os hospitais da região, que também atendem a nossa população”. “Em contato com o Hemocentro, fui informado de que o sangue dos tipos B e AB estão com os estoques no nível ideal. Contudo, os tipos O e A estão com estoques críticos e a falta desses tipos sanguíneos podem custar uma vida. Os homens podem doar sangue quatro vezes por ano, enquanto que as mulheres podem fazer o procedimento por três vezes. Se cada um fizer a sua parte, muitas vidas poderão ser salvas”, completou Cartuchera.
Para ser doador de sangue, basta ser saudável; ter entre 18 e 68 anos – são aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação –; não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue; não fumar 2 horas antes ou após a doação; não estar em jejum, fazer um lanche leve e evitar alimentos gordurosos (manteiga, bacon, ovos, gordura animal etc.) e refeições completas (almoço, jantar) nas 4 horas que antecedem a doação.
Pastor Ênio parabenizou Cartuchera pela iniciativa e contou que foi à Santa Casa de Piracicaba visitar um paciente e a enfermeira relatou que a maior dificuldade no hospital é a falta de sangue disponível.
Também em primeira votação, foi aprovado unanimemente o PL do Pastor Ênio, que institui em Saltinho o Dia do Ministro do Evangelho, a ser comemorado anualmente no dia 1º de Maio. “Não é porque sou pastor que fiz esse projeto, mas sim para homenagear todos que pregam a palavra de Deus, como o padre Marcos, por exemplo. Muitas pessoas buscam o ministro em busca de um milagre, mas nós não somos médicos, ajudamos com a palavra a trazer paz e tranquilidade aos corações aflitos. E, por vezes, levamos a angústia das pessoas para a nossa casa. Esse dia não tem a intenção de recebermos ‘parabéns’ e sim para que haja um reconhecimento. O dia escolhido foi o Dia do Trabalho e ninguém trabalha mais do que o sacerdote. É de sábado, domingo, durante a noite, sempre em período integral. Então, será um dia especial para aqueles que se dedicam a evangelizar, independente de religião”, justificou o autor da propositura.
Em segundo e definitiva votação, o Legislativo autorizou a extensão da licença maternidade para seis meses, ampliando de 120 para 180 dias. O projeto de Lei do Executivo recepciona a Lei Federal n. 11.770, de 2008, e beneficia às funcionárias da Prefeitura e Câmara. Durante o período da licença, a servidora pública terá direito a percepção de sua remuneração integral. O vereador Florindo, que havia feito indicações solicitações para tal benfeitoria, comemorou o resultado: “o prefeito e os vereadores estão de parabéns por essa iniciativa. O benefício nem é tanto para a mãe e sim para a criança, que terá o carinho e atenção maternos, além de poder se alimentar adequadamente somente com o leite de sua mãe, como indicam os pediatras”.
Durante a reunião, os vereadores fizeram pedidos e sugestões ao prefeito. O presidente da Casa de Leis, Cartuchera, agradeceu e parabenizou o prefeito e sua equipe por atender sua indicação para colocar monitores nos ônibus escolares. “Foram contratados seis profissionais, que ainda conta com o auxílio dos motoristas que dão toda atenção e carinho aos alunos.”
Clodoaldo fez uma indicação:
- Instalação de sistema de som composto de microfones e caixas amplificadas, interligando os consultórios médicos à recepção da Unidade Mista de Saúde. “É uma indicação simples, mas de suma importância. As pessoas que não estão próximas da porta do consultório não escutam quando são chamadas pelo médico e perdem a vez. O sistema de som melhoraria e agilizaria o atendimento.”
Giba Packer fez uma indicação:
- Instalação de placas indicando a existente de lombadas na rua Todos os Santos, próximo aos números 609 e 906, no Centro. “Há duas lombadas que não estão sinalizadas. Com isso, os motoristas passam, não vêem o redutor e correm risco de acidentes.”
Além disso, Giba agradeceu a presença de todos na festa do Arraial São Bento e congratulou a equipe que trabalhou e fez uma bonita festa.
Florindo fez cinco indicações:
- Construção de um playground com brinquedos infantis e uma academia voltada para idosos nas imediações do Ferro Velho Zizi. “Esse foi um pedido feito pelos moradores próximos durante a campanha e espero que o prefeito atenda.”
- Instalação de travas elétricas nos portões de entrada de todas as escolas municipais. “Além de colocar as travas, poderiam ser instaladas câmeras de vigilância, que não são caras e ajudam na segurança das escolas.”
- Colocação de cinco manilhas nas laterais da Rua do Moinho, próximo ao número 665, visando direcionar o escoamento de água pluvial para o córrego da Fazenda Capuava.
- Construção de vestiário com banheiro e colocação de alambrados nos fundos do campo de futebol do bairro dos Marques, na zona rural. “As pessoas que vão jogam bola nesse campo trocam de roupa no relento, por não haver vestiário.”
- Colocação de manilhas para escoamento de água e o respectivo serviço de reparo com cascalhamento na estrada que dá acesso ao bairro Gastardello, nas proximidades do sítio do senhor Paulo Gastardelo Zampaulo, zona rural. “Fui na zona rural verificar uma reclamação sobre a coleta de lixo. Constatei que o caminhão não passou nessa segunda-feira por ter quebrado, mas a coleta está sendo feita normalmente e não há acúmulo de lixo. Na ocasião, encontrei com o senhor Osvaldo Domingos, de 82 anos, que jogou terra com o auxílio de uma carriola para tapar um buraco na estrada rural. Ele disse que fez isso pois não pode ficar sem o ônibus para ir à cidade e o buraco estava prejudicando a passagem do veículo.”
Helinho Bernardino disse que está em contato com coordenador do seu curso de administração de empresas, da Unimep, para elaborar um projeto de lei que vise incentivar atividades físicas para idosos, por meio de academias ao ar livre, por exemplo.
Lurdes Torina fez três indicações:
- Colocação de braço de iluminação pública no poste que há próximo do Haras, perto do Sítio São Benedito, bairro Campestre.
- Colocação de braço de iluminação pública no poste localizado em frente ao Estádio Municipal Vicente Marino.
- Pintura de solo indicando passagem de pedestres em pontos necessários da cidade.
Mônica Taranto fez uma indicações:
- Colocação de murais revestidos de vidro para publicações diversas junto às duas salas do Velório Municipal.
Publicado em: 12 de junho de 2013
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.