Os vereadores saltinhenses aprovaram por unanimidade, em primeira votação, a extensão da licença maternidade para seis meses. Assim, a licença de Saltinho para as mães fica ampliada em 60 dias. O projeto de Lei do Executivo visa recepcionar a Lei Federal n. 11.770, de 2008, e beneficia às funcionárias da Prefeitura e Câmara. Durante o período da licença, a servidora pública terá direito a percepção de sua remuneração integral. As comissões de Finanças e Orçamento e de Justiça e Redação emitiram parecer conjunto pela legalidade da propositura.
Durante a reunião, os vereadores fizeram pedidos e sugestões ao prefeito. O presidente da Casa de Leis, Cartuchera, agradeceu ao prefeito e ao Dema Beltrame, responsável pela execução de serviços na área rural, por atender sua indicação e construir uma lombada em estrada rural.
Cartuchera contou ainda que teve resposta de dois ofícios que enviou ao deputado estadual Campos Machado. Um pede recursos para a expansão da rede de esgoto e outro para a construção de poços artesianos. Segundo Machado, as duas solicitações podem fazer parte do Programa Água é Vida. “O deputado informou que Saltinho está incluída na próxima fase do Água é Vida. O programa visa atender prioritariamente as comunidades rurais. Para firmar o convênio junto a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos que a Prefeitura encaminhe documentos à São Paulo. No ofício há até os modelos de como essa documentação deve ser enviada, para não haver problema. Agora, está nas mãos do prefeito para que essa verba chegue para nossa cidade”, disse Cartuchera, que agradeceu ao deputado estadual Campos Machado por ajudar no progresso de Saltinho.
Para esta semana, Cartuchera fez uma indicação:
- Liberação da Praça Nossa Senhora de Fátima para a instalação de barracas para a exposição dos trabalhos artesanais. “Que a exposição fosse feita uma vez por mês, com trabalhos feitos por alunos da rede municipal, voluntários do Fundo Social e profissionais liberais.”
Clodoaldo fez uma indicação:
- Elaboração de panfletos contendo informações que conscientizem a população quanto aos malefícios causados pelo uso de drogas, para serem distribuídos no dia 26 de junho, data em que se celebra o Dia Municipal de Combate as Drogas. “Há uma citação de Martin Luther King, que diz: o que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... o que me preocupa é o silêncio dos bons. Por isso, convido as lideranças de Saltinho para se levantar e debater sobre o assunto. As drogas estão afetando nossas crianças e jovens. Devemos mostrar que amamos nossa cidade, nosso povo, e que não estamos calados.”
Denílson Beltrame fez uma indicação:
- Serviço de máquina, cascalhamento e limpeza das laterais da estrada rural que dá acesso a Fazenda Milhã, passando pela propriedade da família Sampaio. “O trecho onda há uma curva está com muito mato. Um morador da região pediu a poda e que a via fosse alargada”.
Giba Packer fez uma indicação:
- Aquisição de uma máquina trituradora de galhos, com motor acoplado, para atender a demanda de serviços do Departamento de Obras da Prefeitura. “Essa máquina tritura galhos maiores e já deixa o material pronto para ser usado como esterco em jardins e praças públicas. A Prefeitura já ter uma máquina dessas, mas é de pequeno porte.” Giba Packer também agradeceu ao prefeito por atender sua solicitação para uma poda.
Helinho Bernardino contou que foi procurado por três senhoras que fazem tratamento diário com insulina e lhe contaram que não há seringa disponível. “Imagine uma aposentada que ganha um salário mínimo por mês ter que gastar R$ 4 por dia para manter um tratamento”, disse o vereador. Além disso, Helinho foi à Unidade Mista de Saúde e constatou que estava lotado no final de semana. “Estou estudando um projeto que visa melhorar o atendimento aos pacientes. Para viabilizá-los, vou em busca de apoio nas esferas estadual e federal.”
O vereador Denílson Beltrame disse também ter recebido reclamações quanto a falta de medicamentos simples, como o paracetamol: “O Luiz, responsável pela Saúde, disse que em 10 dias os medicamentos devem chegar, que já fez a compra.” Outro problema apontado por Denílson Beltrame é que a sala de fisioterapia está embolorada: “O Luiz disse que vai buscar auxílio do SUS para sanar a questão, ele está correndo atrás para resolver como pode.”
Lurdes Torina fez quatro indicações:
- Que sejam feitos contatos com a Artesp e com a concessionária Rodovia das Colinas visando requerer o plantio de vegetação ornamental nos canteiros laterais e entremeios das rotatórias dispostas ao longo da Rodovia Cornélio Pires (SP-127), no trecho urbano de Saltinho. “Um ponto a ser atendido seria em frente ao posto de gasolina, onde seria feito o portal de entrada da cidade, que não teve autorização para ser executado. Um trabalho de jardinagem deixaria nossa cidade muito mais bonita.”
- Construção de uma pista de dança ao redor do coreto da Praça Nossa Senhora de Fátima, no Centro. “Cidades como Poços de Caldas têm essa pista de dança, que é pequena e deixa a cidade mais agradável. No local, poderiam ser realizadas atividades mensais.”
- Compra de um terreno ao lado da Unidade Mista de Saúde. “O terreno localizado ao lado da Unidade está a venda e sua aquisição permitiria a ampliação do prédio e melhora no atendimento.
- Que seja providenciada junto a CPFL a extensão da iluminação pública para os postes existentes na estrada que serve as chácaras do bairro Formigueiro, acesso a propriedades da família Palauro, na zona rural.
Mônica Taranto fez duas indicações:
- Construção de calçada e cobertura com toldo no interior do portão de entrada da CIEMS Nossa Senhora Aparecida. “A escola tem duas entradas, uma na frente e outra lateral. A segunda não tem calçada interna e a falta de um toldo prejudica os alunos, especialmente nos dias de chuva. São 270 estudantes, 140 que entram ao meio dia e 130 que saem no mesmo horário.”
- Troca do toldo da EMEI Prof. Antonio do Amaral Melo, no Jardim Torrezan. “O toldo está rasgado. Além de estar feio e não cumprir seu propósito, que é proteger de chuva e sol, há um ferro quebrado que fica balançando e coloca em risco as crianças.”
Publicado em: 05 de junho de 2013
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.