A Câmara de Saltinho analisou e votou, em primeira discussão, o Plano Plurianual (PPA), que foi aprovado por unanimidade e sem emendas. A segunda votação será feita na próxima sessão ordinária, dia 28, quando os vereadores ainda poderão fazer modificações. O PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto na Constituição Federal, e estabelece diretrizes, objetivos e metas da Prefeitura para no período entre 2014 e 2017, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvos, produtos a serem entregues à sociedade, etc. Para determinar as prioridades, tanto da área urbana quanto da rural, foram realizadas audiências com a participação popular. As projeções do Executivo são de que o total de receitas orçamentárias para o quadriênio representem R$ 87 milhões.
Além de aprovar o PPA, os vereadores apresentaram indicações e discursaram em plenário. O presidente da Casa de Leis, Cartuchera, fez uma indicação:
- Melhorias na pintura de solo e na sinalização de trânsito do bairro Nova Saltinho. “Peço que a mesma pintura que foi executada no Centro e em outros bairros seja aplicada no Nova Saltinho”.
Além disso, Cartuchera parabenizou todos que trabalharam e participaram da festa de aniversário da cidade, que teve ato cívico, músicas e show. “Os moradores de Saltinho necessitam de boas festas como essa.” O vereador também agradeceu ao prefeito e sua equipe por atender sua indicação para a limpeza da rua Silvio Torrezan, no Nova Saltinho, onde havia acúmulo de terra e mato.
Clodoaldo fez uma indicação:
- Sinalização de solo, com faixa de pedestres, na rua Todos os Santos, próximo a Unidade Básica de Saúde (UBS). “No trecho há grande fluxo de veículos, também por causa dos caminhões que fazem entrega no Supermercado. Por isso, sugiro a pintura da faixa e placas indicando a proximidade com uma UBS, para os motoristas reduzirem a velocidade.” Cartuchera sugeriu que o vereador incluísse o pedido de uma lombada, mas Clodoaldo lembrou que há poucos metros já existe um redutor de velocidade. “Uma outra possibilidade seria estudar a modificação no trânsito e passar a via para mão única de direção”, completou Clodoaldo. Também sobre o assunto, Florindo lembrou que deverá ser feita uma reforma local, que deverá mudar a entrada da UBS para a rua paralela, mas que o pedido de Clodoaldo deve ser atendido o quanto antes.
Denílson Beltrame fez uma indicação:
- Reformulação da lombada existente na rua Domingos Pilon, em frente ao número 62, n Jardim Agrolar.
Florindo fez três indicações:
- Estudos e contatos com instituições financeiras visando oferecer meios para que a população de Saltinho que não possui casa própria possa construir seu imóvel de forma gradativa e dentro dos padrões de seus rendimentos. “Seria bom se o prefeito conseguisse buscar meios para viabilizar financiamento a juros mais baixos para pessoas que moram há tempos na cidade e pagam aluguel. A construção não seria de casas populares, daquelas todas iguais, e sim construindo do seu jeito.”
- Instalação de armários nas escolas públicas de Saltinho para serem utilizados, de forma individual, pelos alunos. “Essa é uma indicação que eu já havia feito no ano passado. Muitos alunos voltaram a me pedir essa melhoria, pois reclamam do peso da mochila que precisam carregar. Eu vejo a dificuldade das crianças quando precisam subir para o ônibus. Além disso, há o risco de causar problemas na coluna.”
- Pavimentação no entorno do Velório Municipal, mas a demarcação de faixas para estacionamento e placas indicando entrada e saída de veículos. “O Velório precisa de melhorias. Não tem asfalto, várias cadeiras estão quebradas ou encardidas. No banheiro, os pombos invadem e sujam tudo. Poderia fazer uma mureta azulejada e colocar telas nos banheiros também.”
Giba Packer fez uma indicação:
- Colocação de duas luminárias nas laterais do parque infantil localizado ao lado da Praça Nossa Senhora de Fátima. “A iluminação do local é fraca.”
Giba agradeceu ao prefeito e a equipe de serviços rurais pelos reparos feitos em estradas rurais.
Helinho Bernardino fez uma indicação:
- Construção de uma canaleta para escoamento de água na rua André Torrezan, na esquina com a rua Antonio Bressan, no Jardim Torrezan. “Uma moradora disse que água e sujeira estão parando na canaleta, que são jogadas para dentro das casas conforme os veículos passam pelo local”.
Helinho contou ainda que esteve com o deputado estadual Roberto Morais na última quinta-feira (23) para entregar um ofício e solicitou apoio de Morais junto ao Governo do Estado para a aquisição de um veículo para atender a demanda da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Saltinho. “Hoje, todo o serviço da UBS que necessita da utilização de um transporte, é usada a ambulância da unidade, prejudicando consideravelmente os atendimentos, em especial os de urgência e emergência”, justificou Helinho.
Roberto Morais se mostrou receptivo: “Vou buscar, junto ao governador e à Assembleia Legislativa, essa importante e justa reivindicação.”
A intenção do vereador saltinhense é agilizar os serviços da UBS sem prejudicar o transporte de pacientes. “O veículo, que seria do tipo de passeio, também poderia ser utilizado para transportar pacientes que necessitam fazer algum exame em municípios vizinhos e que podem fazê-lo sem o uso de uma ambulância convencional”, completou.
Lurdes Torina fez três indicações:
- Construção, onde necessário, de galerias para escoamento de águas pluviais.
- Revisão geral na rede de esgoto do município.
- Construção de mais uma represa de água para atender o sistema de abastecimento. “Essa é a melhor época para buscar verba junto as esferas estaduais e federais, e é isso que vou fazer. Buscar verbas para viabilizar essas indicações. Convido os vereadores para fazer o mesmo, buscar recursos junto aos seus deputados estaduais e federais.”
Pastor Ênio agradeceu ao Executivo por ter atendido uma de suas indicações e parabenizou a comissão que organizou a festa de aniversário da cidade. “Foi perfeita e sem ocorrências de violência.”
Projetos de Lei do Legislativo
Os vereadores Cartuchera e Pastor Ênio deram entrada em dois Projetos de Lei durante a última sessão camarária.
A proposta do presidente de Câmara, Cartuchera, é criar a Semana Municipal de Doação de Sangue, que seria realizada no período entre 15 e 22 de março, sendo designado o dia 20 como o Dia Municipal do Doador de Sangue. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, seus procedimentos, sua confiabilidade, quais os possíveis doadores, bem como os benefícios assegurados aos doadores. “Como já há uma data federal estipulada, sugiro que a campanha municipal aconteça no dia 20 de março, antes da vacinação contra a gripe, uma vez que quem tomar a vacina não pode doar sangue.”
Publicado em: 22 de maio de 2013
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.