< EM PAUTA > UTILIDADE PÚBLICA: Prefeitura abre novas inscrições para o Programa de Castração de Cães e Gatos 2024

Notícias



Aprovado aumento para funcionários públicos

Salários sobem 6,15%, referente a inflação do período
Visualize fotos

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o aumento salarial de 6,15% aos funcionários públicos. O percentual, proposto pelo prefeito Claudemir Torina (Grilo), é referente a inflação ocorrida durante os últimos 12 meses, de acordo com o IPCA/IBGE (Índice de Preços ao Consumidor Amplo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O vale alimentação também foi reajustado em 6,15%.

Antes da votação, o vereador Florindo lembrou que o município não possui arrecadação suficiente para proporcionar um aumento maior. “Foi preciso fazer a contratação de funcionários para funções essenciais que permitem a continuação dos bons serviços públicos. Além disso, é necessário se basear nas leis e a Prefeitura não pode ultrapassar os gastos com folha de pagamento acima de 51% da arrecadação municipal, e esse índice já está no limite. Tenho certeza que o prefeito gostaria de dar um aumento maior, mas questões legais o impedem. Quem conhece o Grilo sabe que por ele o aumento seria de mais de 30%”, disse. “O prefeito, mais do que nunca, está buscando alternativas e ele precisa dessa união dos vereadores. Admiro o prefeito que, mesmo sem verba, busca recursos para fazer obras e melhorias em nossa cidade. Vai ser difícil aparecer um prefeito que batalhe por Saltinho como o Grilo faz”, finalizou.

Lurdes Torina afirmou que “o prefeito gostaria de oferecer um aumento maior, mas que hoje é impossível. Ele está empenhado em conseguir aumentar a arrecadação do município”. Helinho Bernardino reforçou as palavras: “o aumento é pouco, mas se o prefeito pudesse dar mais, ele daria. Precisamos sim é buscar, urgente, novas empresas”.

Pastor Ênio, por sua vez, enfatizou que é preciso buscar o desenvolvimento da cidade. “Se não fizermos nada de imediato, daqui alguns anos o prefeito não terá condições de dar nem os 6%. Não podemos aumentar os impostos, pois o povo está sobrecarregado de tarifas. Devemos sim abrir áreas e benefícios para trazer novas empresas. Temos que unir a competência do prefeito com o trabalho dos vereadores para trazer o progresso. Saltinho precisa crescer, movimentar a economia e trazer progresso ao comércio local”, concluiu.

Clodoaldo também ressaltou que é preciso aumentar erário público, já prevendo gastos futuros: “logo a nova creche ficará pronta e irá precisar da contratação de mais funcionários. Se a Prefeitura está no teto da folha de pagamento, precisamos nos unir para buscar novas indústrias para Saltinho”.

Ainda sobre a creche, o parlamentar Giba Packer disse que constantemente é questionado pela população a respeito do andamento das obras. “Falei com o prefeito e fui ao local. Falam que a obra está parada, mas os funcionários estão lá trabalhando e a construção está bem adiantada, com pisos assentados e salas já finalizadas”, relatou.

A vereadora Mônica Taranto encaminhou ofício ao prefeito solicitando providências para a confecção de cartões de estacionamento para deficientes físicos e idosos. “Essas pessoas estão com dificuldade de conseguir o cartão, que é um instrumento legal previsto pela Constituição Federal. Ele deve ser feito por uma entidade do município vinculada com o Detran, mas não temos isso em Saltinho. Algumas pessoas tentaram por Piracicaba, mas não conseguiram. Por isso, peço que a Prefeitura faço o intermédio para sanar a questão.”

Sobre sua viagem à Brasília, Pastor Ênio contou que entregou ofício no gabinete do deputado Jefferson Campos solicitando verbas para ampliação da Unidade Básica de Saúde. No sábado, esteve em Hortolândia e participou de um encontro com vereadores da região: “a proposta foi elaborar o Projeto Cidadania, que busca oferecer benefícios por meio da área social e atender os menos favorecidos. A ideia é disponibilizar de um ônibus com atendimento médico, por exemplo”. O vereador convidou seus pares para participar do projeto e fazer força junto ao Governo do Estado. “O governador já sabe do projeto e ele está disposto a ajudar. Com todos fazendo o mesmo pedido, conseguiremos melhorias”, disse.

Já Florindo agradeceu ao prefeito por ter encaminhado projeto alterando a Lei Orgânica do Município no sentido de ampliar o benefício da licença maternidade. “Essa era uma luta que eu tinha há tempos. Nós vereadores já discutimos o assunto e tenho certeza de que será aprovado.” Outro tema abordado pelo vereador foi a aprovação das contas municipais do exercício de 2011: “isso mostra que o prefeito está trabalhando direitinho. Há muita ainda para se fazer, como o canil municipal. Na medida do possível, as coisas acontecerão”. Por fim, Florindo voltou a falar sobre o correio: “as contas estão sendo entregues após a data de vencimento. Estamos pagando por um serviço que não está sendo feito. Essa situação se arrasta desde setembro do ano passado”.

Antes de finalizar a sessão, o vereador Helinho Bernardino fez uma homenagem ao pai, José Fernando Bernardino, que completaria 52 anos nesta semana. Ele leu uma carta e emocionou o plenário. “Estou triste pela ausência do meu pai, mas feliz por um dia ter podido o conhecer. Tenho orgulho de ter o mesmo sangue que ele”. Helinho recebeu abraços dos vereadores e palavras de apoio. O presidente da Câmara, Cartuchera, pediu um minuto de silêncio em respeito e como forma de homenagem.

 

Projetos do Legislativo

Foram apresentados dois Projetos de Lei do Legislativo nesta terça-feira (19). Clodoaldo protocolou o PL que visa instituir o Dia Municipal de Combate às Drogas, a ser comemorado anualmente do dia 26 de Junho. “Nessa data é celebrado o Dia Mundial de Combate às Drogas. O objetivo é mobilizar Governo, sociedade e instituições para combater essa forma de agressão e destruição de nossas crianças, adolescentes e jovens”, justificou.

O instrumento proposto pela vereadora Lurdes Torina pretende proibir o uso de sinalizadores pirotécnicos, bem como a apresentação de shows pirófagos em recintos fechados e que aglomeram pessoas. Os locais em questão são restaurantes, bares, casas noturnas, buffets, ginásios de esportes, centros culturais, galerias e escolas. “No dia 27 de janeiro fomos surpreendidos pela tragédia ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde mais de 200 pessoas perderam a vida em um incêndio ocorrido numa boate. Segundo informações, o motivo da tragédia foram sinalizadores utilizados no local. Nós, pessoas públicas, devemos ter a preocupação de evitar tais acontecimentos”, alegou.




Publicado em: 20 de março de 2013

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria:Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Orçamento do município para 2025 é aprovado por unanimidade

12 de novembro de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho aprovaram na noite de ontem, 11, em sessão ordinária, projeto de lei que trata do orçamento do município para o ano de 2025. Além do projeto, foram ofi...

Leia Mais

Sessão ordinária é realizada na Câmara de Saltinho

05 de novembro de 2024

A trigésima segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Saltinho aconteceu na noite de ontem, 04, e teve a presença dos noves vereadores da Casa, que oficializaram seis indicações que serão enc...

Leia Mais

Atividades legislativas da Câmara de Saltinho no primeiro semestre de 2024

25 de junho de 2024

Em 19 sessões ordinárias realizadas no 1º semestre de 2024, os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho apresentaram 317 proposituras nos seis primeiros meses do ano, sendo elas: 295 indicações,...

Leia Mais

Vereadores aprovam LDO para o exercício financeiro de 2025

18 de junho de 2024

Na noite de ontem, 17, os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho participaram da 18ª sessão ordinária deste ano, onde deliberaram e aprovaram conclusivamente um projeto de lei e oficializaram o...

Leia Mais

LDO 2025 é aprovada em primeira discussão

04 de junho de 2024

Em reunião ordinária realizada na noite de ontem, 03 de junho, os vereadores da Câmara Municipal de Saltinho deliberaram e aprovaram Projeto de Lei que dispõe sobre a LDO (Lei das Diretrizes Orçame...

Leia Mais

Vereadores acompanham Audiência Pública

28 de maio de 2024

Na noite de ontem, 27, foi realizada na Câmara Municipal de Saltinho, Audiência Pública com o objetivo de demonstrar e avaliar os resultados das ações da Saúde e das Metas Fiscais no 1º quadrimestr...

Leia Mais


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!