Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o aumento salarial de 6,15% aos funcionários públicos. O percentual, proposto pelo prefeito Claudemir Torina (Grilo), é referente a inflação ocorrida durante os últimos 12 meses, de acordo com o IPCA/IBGE (Índice de Preços ao Consumidor Amplo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O vale alimentação também foi reajustado em 6,15%.
Antes da votação, o vereador Florindo lembrou que o município não possui arrecadação suficiente para proporcionar um aumento maior. “Foi preciso fazer a contratação de funcionários para funções essenciais que permitem a continuação dos bons serviços públicos. Além disso, é necessário se basear nas leis e a Prefeitura não pode ultrapassar os gastos com folha de pagamento acima de 51% da arrecadação municipal, e esse índice já está no limite. Tenho certeza que o prefeito gostaria de dar um aumento maior, mas questões legais o impedem. Quem conhece o Grilo sabe que por ele o aumento seria de mais de 30%”, disse. “O prefeito, mais do que nunca, está buscando alternativas e ele precisa dessa união dos vereadores. Admiro o prefeito que, mesmo sem verba, busca recursos para fazer obras e melhorias em nossa cidade. Vai ser difícil aparecer um prefeito que batalhe por Saltinho como o Grilo faz”, finalizou.
Lurdes Torina afirmou que “o prefeito gostaria de oferecer um aumento maior, mas que hoje é impossível. Ele está empenhado em conseguir aumentar a arrecadação do município”. Helinho Bernardino reforçou as palavras: “o aumento é pouco, mas se o prefeito pudesse dar mais, ele daria. Precisamos sim é buscar, urgente, novas empresas”.
Pastor Ênio, por sua vez, enfatizou que é preciso buscar o desenvolvimento da cidade. “Se não fizermos nada de imediato, daqui alguns anos o prefeito não terá condições de dar nem os 6%. Não podemos aumentar os impostos, pois o povo está sobrecarregado de tarifas. Devemos sim abrir áreas e benefícios para trazer novas empresas. Temos que unir a competência do prefeito com o trabalho dos vereadores para trazer o progresso. Saltinho precisa crescer, movimentar a economia e trazer progresso ao comércio local”, concluiu.
Clodoaldo também ressaltou que é preciso aumentar erário público, já prevendo gastos futuros: “logo a nova creche ficará pronta e irá precisar da contratação de mais funcionários. Se a Prefeitura está no teto da folha de pagamento, precisamos nos unir para buscar novas indústrias para Saltinho”.
Ainda sobre a creche, o parlamentar Giba Packer disse que constantemente é questionado pela população a respeito do andamento das obras. “Falei com o prefeito e fui ao local. Falam que a obra está parada, mas os funcionários estão lá trabalhando e a construção está bem adiantada, com pisos assentados e salas já finalizadas”, relatou.
A vereadora Mônica Taranto encaminhou ofício ao prefeito solicitando providências para a confecção de cartões de estacionamento para deficientes físicos e idosos. “Essas pessoas estão com dificuldade de conseguir o cartão, que é um instrumento legal previsto pela Constituição Federal. Ele deve ser feito por uma entidade do município vinculada com o Detran, mas não temos isso em Saltinho. Algumas pessoas tentaram por Piracicaba, mas não conseguiram. Por isso, peço que a Prefeitura faço o intermédio para sanar a questão.”
Sobre sua viagem à Brasília, Pastor Ênio contou que entregou ofício no gabinete do deputado Jefferson Campos solicitando verbas para ampliação da Unidade Básica de Saúde. No sábado, esteve em Hortolândia e participou de um encontro com vereadores da região: “a proposta foi elaborar o Projeto Cidadania, que busca oferecer benefícios por meio da área social e atender os menos favorecidos. A ideia é disponibilizar de um ônibus com atendimento médico, por exemplo”. O vereador convidou seus pares para participar do projeto e fazer força junto ao Governo do Estado. “O governador já sabe do projeto e ele está disposto a ajudar. Com todos fazendo o mesmo pedido, conseguiremos melhorias”, disse.
Já Florindo agradeceu ao prefeito por ter encaminhado projeto alterando a Lei Orgânica do Município no sentido de ampliar o benefício da licença maternidade. “Essa era uma luta que eu tinha há tempos. Nós vereadores já discutimos o assunto e tenho certeza de que será aprovado.” Outro tema abordado pelo vereador foi a aprovação das contas municipais do exercício de 2011: “isso mostra que o prefeito está trabalhando direitinho. Há muita ainda para se fazer, como o canil municipal. Na medida do possível, as coisas acontecerão”. Por fim, Florindo voltou a falar sobre o correio: “as contas estão sendo entregues após a data de vencimento. Estamos pagando por um serviço que não está sendo feito. Essa situação se arrasta desde setembro do ano passado”.
Antes de finalizar a sessão, o vereador Helinho Bernardino fez uma homenagem ao pai, José Fernando Bernardino, que completaria 52 anos nesta semana. Ele leu uma carta e emocionou o plenário. “Estou triste pela ausência do meu pai, mas feliz por um dia ter podido o conhecer. Tenho orgulho de ter o mesmo sangue que ele”. Helinho recebeu abraços dos vereadores e palavras de apoio. O presidente da Câmara, Cartuchera, pediu um minuto de silêncio em respeito e como forma de homenagem.
Projetos do Legislativo
Foram apresentados dois Projetos de Lei do Legislativo nesta terça-feira (19). Clodoaldo protocolou o PL que visa instituir o Dia Municipal de Combate às Drogas, a ser comemorado anualmente do dia 26 de Junho. “Nessa data é celebrado o Dia Mundial de Combate às Drogas. O objetivo é mobilizar Governo, sociedade e instituições para combater essa forma de agressão e destruição de nossas crianças, adolescentes e jovens”, justificou.
O instrumento proposto pela vereadora Lurdes Torina pretende proibir o uso de sinalizadores pirotécnicos, bem como a apresentação de shows pirófagos em recintos fechados e que aglomeram pessoas. Os locais em questão são restaurantes, bares, casas noturnas, buffets, ginásios de esportes, centros culturais, galerias e escolas. “No dia 27 de janeiro fomos surpreendidos pela tragédia ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde mais de 200 pessoas perderam a vida em um incêndio ocorrido numa boate. Segundo informações, o motivo da tragédia foram sinalizadores utilizados no local. Nós, pessoas públicas, devemos ter a preocupação de evitar tais acontecimentos”, alegou.
Publicado em: 20 de março de 2013
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.