A sessão camarária da última terça-feira (19) foi marcada por uma mudança de vereadores. Gilberto Giacomo Packer assumiu a cadeira deixada por Luiz Funileiro, que se afastou do cargo para chefiar o Departamento de Saúde de Saltinho. Giba Packer, como é mais conhecido, fez o juramento de cumprir com suas obrigações como vereador. Todos os edis, durante o uso da palavra, fizeram questão de dar as boas vindas ao novo parlamentar. “Gostaria de agradecer a recepção e o apoio que tive dos meus pares. Coloco-me a disposição de todos para ajudar no que estiver ao meu alcance”, disse Giba Packer em seu primeiro discurso como vereador.
Durante os discursos dos parlamentares, o tema que predominou foi a realização do Carnaval em Saltinho. Pastor Ênio agradeceu ao prefeito pelo empenho em aumentar o efetivo e afirmou ter visto muitos policiais nas ruas durante a festa: “temos que enaltecer o trabalho, principalmente do sargento Marcos, da PM. O mesmo para cerca de 40% das pessoas que estavam no Carnaval que são de Saltinho, que devem ser louvadas, pois souberam se comportar. Infelizmente tivemos situações onde pessoas de outras cidades intimidaram nossos moradores e até mesmo fazendo sexo na porta das casas. Devemos começar a pensar o próximo Carnaval e se vale a pena fazer a festa.” Pastor Ênio lembrou que as cidades vizinhas estão acabando com o Carnaval e que Saltinho deveria estudar essa alternativa. “Não tenho nada contra a festa, mas teve muita coisa errada feita por gente de fora da cidade”, disse.
Helinho Bernardino, por sua vez, defendeu a realização da festa. “Agradeço ao prefeito pelo Carnaval, que foi muito bonito e recebeu elogios, graças também ao bom trabalho da Polícia Militar sob o comando do sargento Marcos. Como jovem, ressalto a importância de se realizar uma festa dessas para que haja entretenimento. Porém, que algo seja feito para ter como público alvo a população da cidade”, afirmou.
De opinião semelhante, Denílson Beltrame fez questão também de ressaltar “o excelente trabalho do sargento Marcos e da Polícia”.
Apesar da segurança bem feita pela PM, Florindo pediu que a festa seja revista para o próximo ano. “Muitas pessoas de fora vieram para fazer vandalismo. Uma sugestão é fazer um Carnaval somente com os blocos da cidade. Outro bom exemplo aconteceu em São Pedro, onde era proibido som alto em carros estacionados. Em Saltinho a organização deveria focar mais em um evento voltado para as famílias”, disse o vereador, que completou: “é triste ver jovens se drogando e fazendo gestos obscenos. Não somos contra, mas que seja feita uma festa bonita e com respeito”.
Giba Packer também deu sua opinião sobre o assunto: “O prefeito e o policiamento realizado estão de parabéns. Mas é preciso conversar e analisar melhor para a festa do próximo ano”.
Já Lurdes Torina se lembrou do passado de tragédias que são evitadas hoje por o município contar com uma festa própria. “Antes nossos jovens pegavam a estrada para pular o Carnaval em cidades vizinhas e, com isso, perdemos muitos amigos em acidentes automobilísticos. É motivo de orgulho poder receber pessoas de cidades vizinhas. Sempre há casos de irregularidades, mas a polícia está pronta para entrar em ação.”
Mônica Taranto foi mais uma a defender o bom trabalho da PM e do prefeito. “Não tem como proibir a vinda de pessoas de outras cidades. Há sim que se estudar para a realização dos próximos carnavais. Mas este ano a festa foi bonita e estão todos de parabéns”, congratulou.
Por fim, o vereador Clodoaldo mostrou-se insatisfeito com o resultado do Carnaval. “Não me agradou. Fomos patrocinadores de algo que não foi bom. No final da tarde de domingo vi dois jovens em atos impensáveis no Centro. Não adianta tampar o sol com a peneira. Foi péssimo o Carnaval. Temos que cuidar dos nossos jovens e não é com essa falsa alegria que os está matando aos poucos. Essa é uma alegria passageira que deixa marcas profundas.”
O trabalho junto a deputados também está sendo feito pelos vereadores saltinhenses. Pastor Ênio encaminhou ofícios ao deputado estadual Pr. Carlos Cesar (PSB), solicitando uma ambulância para o município e ao deputado federal Pr. Jefferson Campos (PSD) a fim de pedir verbas para a construção do segundo posto de saúde em Saltinho. “Estamos trabalhando e a disposição da população”, finalizou.
Já o presidente Cartucheira está preocupado com a necessidade de dispor de mais ambulâncias em Saltinho. Por isso, encaminhou ofício aos deputados estaduais Roberto Moraes (PPS) e Campos Machado (PTB), além de para o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB), pedindo que seja providenciada uma viatura hospitalar para o município. “Os nossos motoristas não param com as ambulâncias, trabalham o dia inteiro. Por isso, quando é para pedir voto, os deputados vêm em nossa cidade. Mas, agora é a hora deles ajudar a nossa população”, afirmou o vereador, lembrando que Roberto Moraes foi o candidato mais votado para deputado estadual em Saltinho, recebendo mais de 1.600 votos.