A primeira sessão da Câmara de Vereadores de Saltinho foi marcada pela emoção e muito trabalho. O frio na barriga habitual da estreia não intimidou os cincos eleitos que assumiram a cadeira no Legislativo neste ano. Clodoaldo, Helinho Bernardino, Luiz Funileiro, Mônica Taranto e Pastor Ênio usaram a palavra durante a reunião e deram o recado de que estarão sempre prontos para atender a população. O mesmo foi feito pelos vereadores mais antigos – Cartucheira e Denílson Beltrame exercem o segundo mandato, enquanto que Florindo e Lurdes Torina foram eleitos pela terceira vez.
A sessão foi acompanhada pelo vice prefeito e ex-vereador Edilson Bressan e alguns diretores de departamentos municipais. Os trabalhos do Legislativo são comandados pela mesa diretora composta por Cartucheira (presidente), Mônica Taranto (primeira secretária) e Helinho Bernardino (segundo secretário), tendo como vice presidente Florindo.
Logo de início os vereadores votaram o requerimento que dispõe sobre o afastamento de Luiz Aparecido Lopes, o Luiz Funileiro, que foi convidado a assumir a pasta de Saúde na Prefeitura. Todos aprovaram e desejaram sorte ao parlamentar em sua nova empreitada, além de darem as boas vindas ao suplente Gilberto Giacomo Packer – Giba Packer, que também esteve presente na sessão. “Agradeço aos 354 eleitores que confiam em mim e me elegeram na quarta tentativa. Aceitei o desafio de assumir a Saúde, pois acho que lá serei mais útil à população. Estou a disposição de todos, inclusive dos vereadores”, discursou Luiz Funileiro.
Clodoaldo foi o primeiro a utilizar a tribuna livre. O vereador pregou que o trabalho seja feito com transparência e que prevaleça o diálogo. “Fomos eleitos pelo povo para atender as solicitações, trabalhar com amor para proporcionar o bem-estar de nossa população”, disse.
Pastor Ênio, por sua vez, ressaltou que “nenhuma autoridade é dada senão por Deus” e por isso agradeceu à Ele. Além disso, lembrou que sua família foi acolhida por Saltinho há 7 anos e que o amor pela cidade o motivou a sair como candidato a vereador. O parlamentar lembrou que nos próximos dias será Carnaval e pediu atenção redobrada: “nada contra a festa, mas pedimos que as autoridades fiquem alertas. O problema são pessoas de outras cidades que não respeitam nada. Que não haja vandalismo, muito menos violência”. Ênio agradeceu ainda ao prefeito Grilo por ter atendido uma solicitação mesmo antes de ser apresentada na Câmara, apenas com uma conversa entre os dois. Outra providência tomada pelo edil foi encaminhar ofício à CPFL com a intenção de que a rede de fornecimento elétrico na cidade seja revisto: “há excesso de queda de energia e pessoas perdem aparelhos eletrônicos, ficando no prejuízo financeiro”. Quanto as contas de águas que foram entregues apenas dois dias antes de seu vencimento, Pastor Ênio conversou com o diretor de Água e Meio Ambiente, José Valdemir Spada, que este presente na sessão, e esclareceu que estava faltando um funcionário, fato que já foi solucionado. “O bom diálogo é essencial para que tudo flua bem e promova o melhor para Saltinho”, finalizou.
Helinho Bernardino, vereador mais jovem com recém completados 22 anos, falou com prioridade e afirmou estar a disposição de todos, inclusive dos eleitores que não votaram nele. “Estamos aqui para lutar pelo bem do povo.” Ele, assim como seus pares Denílson e Florindo, se reuniu com o prefeito que garantiu reforço policial para o Carnaval.
Denílson Beltrame afirmou esperar que a harmonia na Casa de Leis continue como está neste início de mandato. No tema “Carnaval”, o vereador explicou que o “esquenta” ocorrido no domingo (3) não foi um evento municipal e sim particular. “A Prefeitura apenas fechou a rua, assim como pode fazer no caso de alguém solicitar para fazer uma festa de aniversário”, justificou.
Antes de fazer uso da palavra, emocionado, Florindo pediu que todos ficassem em pé e fizessem um minuto de silêncio em homenagem as vidas que se perderam na tragédia de Santa Maria: “somos pais e sentimos a dor deles”. Na sequência, pediu a união de todos os vereadores, inclusive nos trabalhos das comissões. Florindo fez uma menção especial ao diretor de Esportes, Cultura e Lazer, Pedro Otávio Silvestrini (Totonho), e sua equipe pelo trabalho feito nas “Férias Radiciais”. “Foi tudo muito bem feito. 268 crianças participaram das atividades que incluíram passeio de bicicleta, na Rua do Porto, Aquário de Piracicaba, Engenho Central e Gruta dos Anões de São Pedro, tudo acompanhado de professores e com refeições”, relatou.
Lurdes Torina foi à tribuna livre para desejar um bom trabalho para todos e afirmar que continuará buscando o melhor para a população saltinhense.
Já Mônica Taranto disse que irá trabalhar para honrar os votos que recebeu. “Estamos aqui para trabalhar pelo povo e não por interesses próprios.” Quanto sua indicação, a vereadora justificou que solicitou um posto fixo da Polícia Militar na Praça Central durante o Carnaval por julgar que somente a presença policial irá inibir a violência. “Além de tudo, as rondas e aumento de efetivo durante a festa deixará tudo mais seguro”, garantiu.
Por fim, o presidente da Casa, Cartucheira, sugeriu que os novos vereadores aproveitem da experiência dos mais antigos para trabalhar pela população. “Fiz uma indicação pedindo a criação da Guarda Municipal para auxiliar no policiamento e melhorar a segurança em nossa cidade”, concluiu.
Foram apresentadas 59 indicações ao Executivo e demais órgãos para que, por exemplo, sejam ampliadas ruas, rede de iluminação pública e telefonia, assim como que bueiros sejam desentupidos e a criação da Guarda Municipal. As solicitações, assim como justificativas, estão disponíveis no site da Câmara: www.camarasaltinho.sp.gov.br.
Publicado em: 06 de fevereiro de 2013
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.