Encontro reuniu membros da região metropolitana e macro região de Campinas em Saltinho
Na última quarta-feira, o presidente da Câmara, José Florindo da Cruz, e os vereadores Antonio Teixeira, Carlos Borges, Maria de Lurdes Pandolfo Torina e Rodrigo Artur (Cartucheira) participaram do 39º Encontro de Conselheiros Tutelares da Região Metropolitana de Campinas e Macro Região, que ocorreu no Centro Cultural e Recreativo “Deputado João Herrmann Neto”, em Saltinho.
Na ocasião, o presidente compôs a mesa de autoridades ao lado do vice prefeito, Amarildo de Jesus Firmino; da primeira dama e vereadora Maria de Lurdes Pandolfo Torina; do diretor do Departamento de Educação, Leopoldo Belmonte Fernandez; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Giovana Firmino; do sargento da Polícia Militar Marcos Roberto de Oliveira; da representante da presidente do CMDCA, Zuleica de Almeida; do coordenador da Comissão Gestora da Região Metropolitana de Campinas, Reinaldo Pereira Balbino e da coordenadora do Conselho Tutelar de Saltinho, Suzana Salvador Maziero.
Para Florindo foi uma honra participar deste evento que ressaltou os 20 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. “Todos sabemos que o futuro depende dos nossos jovens, que são os cidadãos de amanhã. É por isso que precisamos zelar para garantir que estes vivam com dignidade e assistidos por todos os seus direitos, que são conferidos por este Estatuto”, afirmou.
O presidente ainda comentou que, ao longo desses 20 anos, foram muitas as conquistas e os desafios encontrados pelo ECA. “Certamente, podemos considerar que sua criação foi um dos primeiros grandes avanços da liberdade de expressão reconquistada com o fim da ditadura militar e consolidada efetivamente na Constituição Federal de 1988”, destacou Florindo.
Durante seu discurso, Florindo ainda lembrou que o aperfeiçoamento das leis precisa ser constante. “Falta ao ECA contemplar um sistema de proteção que alcance o tráfico de imagens, a pedofilia, a pornografia e outros abusos que existem na internet. Enquanto não preenchemos esta lacuna, precisamos contar com pais atentos junto à rotina dos seus filhos, pois a atual geração de jovens utiliza com frequência salas de bate-papo e, principalmente, redes sociais. Existem várias maneiras dos pais monitorarem, de forma sadia, as atividades dos filhos no computador”.
O vice prefeito Amarildo, em sua fala, concordou com Florindo, enfatizando a importância do resgate da família nos dias de hoje.
O coordenador da Comissão Gestora da Região Metropolitana de Campinas, Reinaldo Pereira Balbino, deixou uma mensagem aos presentes: “o importante é que todos saiam daqui com a sensação de terem dado mais um passo nesta nossa caminhada”.
CONSELHO TUTELAR
Florindo também ressaltou o bom atendimento prestado pelo Conselho Tutelar de Saltinho: nos primeiros três meses deste ano foram 185 atendimentos, entre casos de acompanhamento a depoimento policial; agressões; atos infracionais; casos de crianças ou adolescentes que fugiram de casa, evasão escolar, freqüência irregular ou indisciplina; encaminhamentos ao Ministério Público; casos de maus tratos; negligência; orientação de procedimento de guarda, pensão alimentícia, DNA e outros; um recambio de crianças ou adolescentes para outros conselhos ou cidades; solicitações de vagas ou transferências escolar; violência doméstica; visitas domiciliares e plantão noturno.
Segundo o presidente da Casa de Leis, os serviços prestados pelo nosso Conselho são sempre prontos e eficientes. “Na verdade, queríamos não ter nenhum atendimento a ser feito. No entanto, ficamos tranqüilos por estarmos sendo bem assistidos”.
EVENTO
O Encontro contou ainda com uma palestra sobre os 20 anos do ECA, ministrada pela professora e doutora Irandi Pereira.