Os vereadores de Saltinho aprovaram, na última terça-feira, 02, por unanimidade, o Projeto de Lei, de autoria do prefeito Claudemir Francisco Torina (o Grilo), que autoriza a Prefeitura a receber, do Governo Estadual, R$ 200 mil a Fundo Perdido. De acordo com a Administração Municipal, este recurso permitirá à Prefeitura adquirir uma pá carregadeira para uso nos serviços da Diretoria de Obras da cidade.
O prefeito também enviou ao plenário, para retomar a discussão, o Projeto de Lei de número 44, de 2009, que declara a Associação Cultural Comunitária Saltinhense de Utilidade Pública.
O pedido do Executivo é justificado pelo fato da Associação, situada à Rua Joaquim Mendes Pereira, nº 765, estimular o lazer e o convívio social com programações voltadas à cultura, educação e arte nos termos do Estatuto Social. “Este Projeto de Lei foi votado em primeira discussão, quando recebeu o apoio de todos os vereadores”, explicou o presidente da Câmara, José Florindo da Cruz (PDT).
Para Florindo, esta sintonia entre os poderes Legislativo e Executivo é benéfica à cidade. “Eu já disse anteriormente, quando tivemos a primeira votação do Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura receber estes R$ 200 mil, que a população Saltinhense ganha se os trabalhos forem feitos mais rápidos, melhorando a qualidade de atendimento à população. Também considero importante tornar a Associação Cultural de utilidade pública pelos serviços que ela vem prestando à nossa cidade”, afirma Florindo.
MOÇÃO DE APLAUSOS
Ainda nesta ocasião, o vereador e presidente da Câmara, José Florindo da Cruz, deu entrada na moção 002/2010 que indica aplausos a esta Associação Cultural, fundadora da Rádio Studio FM 107,9, MHZ, pelos relevantes serviços prestados ao município, comandados pelos diretores Márcio Montebelo, Plínio César Almeida, Wagner A. Oliveira e Jeferson Menocheli.
“Atuante em nos segmentos sociais, culturais, esportivos e de entretenimento, a Rádio Studio FM implantou em Saltinho um novo sistema de informação e comunicação, dando oportunidade para as mais variadas manifestações populares, levando informação e buscando conhecimento sobre as reais necessidades de nossa sociedade, agindo como um canal aberto, cumprindo fielmente sua situação de rádio comunitária, voltada realmente ao interesse da comunidade”, justificou Florindo.
A Moção de Aplausos está, agora, sob apreciação dos vereadores e deverá ser votada na próxima semana.
INDICAÇÕES APRESENTADAS
Ainda nesta sessão, o Legislativo apresentou sete indicações ao Executivo.
O vereador Rodrigo Artur, o Cartucheira, solicitou – através da indicação 116/2010 – a criação da Guarda Municipal de Saltinho. Na propositura 117/2010, ele sugeriu a colocação de corrimãos nas escadas de acesso aos camarins do Centro Cultural e Recreativo Deputado João Herrmann Neto, localizados ao fundo de suas dependências e também pediu providências em relação ao acúmulo de água no final da rua Ângelo Schiavinato, localizada no bairro Nova Saltinho (indicação nº 118/2010).
O vereador Carlos Augusto Borges, mediante indicação 119/2010, solicitou contatos junto à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, objetivando a vinda do serviço do Poupatempo Móvel ao município de Saltinho.
O vereador Antonio Edilson Bressan, através da indicação 113/2010, pediu limpeza, capinação e cascalhamento das laterais da estrada vicinal Pedro Bortoleto, no trecho pertencente ao município. Ele também indicou (propositura 114/2010) a implantação de abrigos de passageiros nos pontos de ônibus localizados na Rodovia SP 127 e a colocação de canos para escoamento de água pluvial, atrás do salão de festa da Igreja Matriz, no terreno da família Hyppólito, no centro de Saltinho (indicação 115/2010).