Na sessão ordinária desta segunda-feira (28), dirigida pelo presidente da Câmara, Florindo, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 4/2016 – de autoria da vereadora Lurdes Torina - que institui o programa Agente de Saúde Voluntário com o objetivo de envolver os moradores de Saltinho no combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika. De acordo com o projeto, o voluntário receberá treinamento adequado para o desempenho da função, ministrado pelo Departamento de Saúde. Poderão participar do programa voluntários com mais de 16 anos – os menores de 18 anos deverão apresentar autorização de seus responsáveis. “O município não tem condições financeiras de contratar mais funcionários. Por outro lado, já há muitos interessados em trabalhar de forma voluntária. Em Saltinho não tínhamos casos de dengue, mas já surgiram alguns neste ano”, justificou a vereadora Lurdes.
Durante a sessão desta segunda-feira, os parlamentares apresentaram 15 indicações com sugestões ao prefeito de melhorias em benefício à população saltinhense e falaram sobre diversos temas.
Mônica Taranto elaborou três indicações:
- Instalação de aparelhos para realização de atividades físicas (Academia ao Ar Livre) na área de lazer do Jardim Torrezan.
- Implantação de praça na área verde existente entre o Centro Cultural e Recreativo João Herrmann Neto e o Departamento de Educação, no Jardim Torrezan.
- Execução de serviço de desinfecção em todas as escolas que atendem a rede pública municipal.
Cartuchera foi à tribuna solicitar o corte do mato em dois pontos da cidade: “no bairro Nova Saltinho, o mato em uma chácara está com mais de 4 metros. Usuários de drogas estão frequentando o local. Já na rua do Moinho, em frente a minha casa, o mato tem mais de 2 metros de altura. Já fiz pedidos junto a Prefeitura mas nada foi feito. Os moradores vizinhos me cobram, dizem que vereador não consegue nem mesmo pedir para cortar o mato. Dá vergonha de chegar em casa e ser cobrado por um serviço que já deveria ter sido executado”.
Antes de concluir sua fala, Cartuchera agradeceu ao prefeito por disponibilizar um microônibus para buscar os romeiros que foram até Pirapora.
Clodoaldo Cestarioli fez uso da palavra livre para contar que esteve na escola do Bairrinho: “fico triste em ver o campo de futebol perdido no meio do mato. Peço que o prefeito volte a olhar com bons olhos para o espaço. Há um bebedouro novo, no plástico ainda, um forno de assar pão em boas condições. Está tudo jogado lá. Minha sugestão é que esses materiais sejam reaproveitados”, disse Clodoaldo, ressaltando ainda que as estradas rurais estão sem condições de uso.
Durante seu tempo, o vereador apresentou um vídeo com matéria jornalística de Sorriso, cidade de Sorriso, no Mato Grosso, que mostrou resultados positivos do plantio da crotalária no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. “Após estudo feito por biólogos e engenheiros agrônomos, a Prefeitura começou a distribuir gratuitamente sementes da planta. Em janeiro do ano passado foram registrados 400 casos de dengue e, no mesmo período deste ano, não houve nenhum registro da doença. Isso porque a crotalaria atrai a libélula, que colocar seus ovos no mesmo local que o Aedes aegypti. As larvas da libélula comem as do mosquito e esse ciclo segue na vida adulta desses insetos. Minha proposta é que essa medida seja associada com outras ações. Fica mais uma dica para a Prefeitura estudar”, discursou Clodoaldo.
Pastor Ênio aproveitou o tema abordado por Clodoaldo para lembrar que existe uma lei em Saltinho que determina a produção e distribuição da citronela. “Esse é um repelente natural do mosquito. A legislação precisa ser colocada em prática o quanto antes”, enfatizou Pastor Ênio.
O vereador e presidente da Câmara, Florindo, elaborou uma indicação:
- Capinação e limpeza do acostamento da estrada vicinal Alexandre Carpim, que interliga o bairro Arraial de São Bento ao município de Laranjal Paulista, na zona rural.
Durante seu discurso, Florindo mostrou-se indignado com as constantes faltas de energia elétrica: “Na última semana a energia caiu várias vezes. Galhos de árvores estão próximos a rede primária na rua Joaquim Mendes Pereira, na divisa entre os municípios de Saltinho e Rio das Pedras. Esses galhos se chocam na fiação e provocam curtos circuitos. Os moradores, a escola Roque Névio, as empresas Mertalúrgica Rio-Pedrense, Eliart, Fafer Jóias, Restaurante Cabanas e Moacir Cabeleireiro, e Câmara de Vereadores chegaram a ficar ser energia das 15h30 às 23 horas. Os moradores do sítio perderam produtos armazenados no freezer. Isso é um descaso, ainda mais pelo alto valor que pagamos pela conta. Na quinta-feira da semana passada (24/03), encaminhei e-mail com fotos ao funcionário da CPFL responsável por nossa região. Na segunda-feira (28), ele me respondeu afirmando que o serviço foi incluído na programação. Além disso, ele veio à Saltinho, quando conversei com ele pessoalmente para reforçar a urgência de providências contra quedas de energia nessa região, assim como no bairro Nossa Senhora Aparecida que também sofre com constantes quedas de energia”, relatou Florindo, que mostrou fotos de galhos próximos a rede primária em slides durante seu discurso.
O presidente da Câmara também falou que as estradas rurais precisam de atenção, pois, por elas passa o escoamento dos produtores rurais e ônibus escolares.
Florindo contou ainda que um funcionário da Prefeitura passou pela escola do Bairrinho com a roçadeira, mas não efetuou o corte do mato: “um morador pediu para que o mato fosse roçado, mas o funcionário disse que não poderia fazer por não ter ordem. O mato está cobrindo até a trave do campo. O bebedouro da escola está novo e pode ser reaproveitado, assim como outros materiais. Esses materiais podem evitar gastos e podem ser utilizados em outras escolas”.
Giba Packer apresentou quatro indicações:
- Abertura aos sábados, domingos e feriados da Farmácia da Unidade Básica de Saúde.
- Implantação de um britador de lajão.
- Realização de melhorias no acostamento e na entrada da estrada de acesso ao bairro Mato Alto, iniciando os trabalhos na Estrada Vicinal Pedro Bortoleto, seguindo no sentido Cerâmica Zampaolo, no zona rural.
- Instalação de torneia na pracinha que serve ao bairro Nova Saltinho.
- Realização de evento envolvendo corridas de gaiolas e provas de MotoCross.
Giba encaminhou ofício à empresa Vivo solicitando reparos em um poste caído: “o poste está caído entre os bairros Arraial de São Bento e o Sítio Novo. Peço que seja colocado no lugar”.
Lurdes Torina fez oito indicações:
- Adaptação dos banheiros do Centro Cultural e Recreativo João Herrmann Neto.
- Instalação de portão eletrônico na Creche Municipal Gelsomina Atanásio Cassano.
- Ampliação do atendimento oftalmológico na Unidade Básica de Saúde.
- Ampliação das áreas de limpeza e capinação no terreno localizado ao redor e nas imediações da Estação de Captação de Água Rosa Zampaulo Lopes.
- Construção de um prédio para abrigar a Delegacia de Polícia e Trânsito e o Destacamento da Polícia Militar.
- Extensão de iluminação pública para a estrada que serve ao Clube de Campo de Saltinho, acesso ao bairro Mato Alto, zona rural.
Publicado em: 29 de março de 2016
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.