Na sessão ordinária desta segunda-feira (14), dirigida pelo presidente da Câmara, Florindo, os vereadores aprovaram, por unanimidade, em segunda e definitiva discussão, o Projeto de Lei que fixa os salários do prefeito e vice-prefeito, também os mantendo nos atuais valores.
Também foi aprovado por unanimidade a Moção de Aplausos elaborada pelo presidente da Câmara, Florindo, em homenagem a todas as mulheres de Saltinho pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. “Homenagear a mulher não é um trabalho muito fácil, pois nada que se diga é capaz de definir as características únicas deste ser tão complexo e habilidoso. Cada uma possui sua própria peculiaridade e é isso que define sua majestade. Com sua delicadeza e determinação, sabe conquistar seu degrau na escada da vida, assim como os direitos sociais e trabalhistas conquistados, como a licença maternidade a qual propus pelo tempo de 6 meses, valorizando um de seus maiores dons, o de gerar a vida e ser mãe”, ressaltou Florindo.
Durante a sessão desta segunda-feira, os parlamentares apresentaram 16 indicações com sugestões ao prefeito de melhorias em benefício à população saltinhense e falaram sobre diversos temas.
Giba Packer apresentou três indicações:
- Aquisição de máquina tipo “churumeira” para uso no esgotamento e limpeza de fossas sépticas domésticas.
- Execução de limpeza e desentupimento dos bueiros (bocas-de-lobo) existentes na rua Núncio Hipólito, no Jardim Agrolar.
- Que sejam mantidos contatos com as cerâmicas e olarias de Saltinho e região visando adquirir cacos de tijolos, telhas e pisos cerâmicos, além de outros materiais descartados, para serem utilizados na conservação das estradas municipais rurais.
- Implantação de distrito industrial.
Giba Packer agradeceu ao prefeito por providenciar a execução de serviços de máquina na estrada do desvio, no Arraial de São Bento. “Ficou muito bom”, disse Giba.
Lurdes Torina fez cinco indicações:
- Colocação de placas indicativas de entrada e saída de veículos longos e construção de trevo permitindo a maior visibilidade no acesso ao bairro Barreirinho pela Rodovia Cornélio Pires (SP-127).
- Extensão da iluminação pública na rua Joaquim Mendes Pereira até a Estação de Tratamento de Água Luiz Delfini.
- Implantação de área de lazer e recreação (Parque Ecológico) junto a Estação de Captação de Água Rosa Zampaulo Lopes, no bairro Mato Alto.
- Revisão geral na rede de esgoto que serve aos bairros Nova Colina e São Judas Tadeu, buscando soluções para o escoamento de águas pluviais.
- Construção de Centro Educacional Pedagógico.
- Que sejam oferecidas aulas de dança de salão individuais e para casais.
- Regularização dos terrenos localizados junto ao Sítio São Benedito.
Mônica Taranto elaborou três indicações:
- Substituição dos postes de madeira que sustentam a rede de distribuição de energia elétrica em toda a área urbana por postes de concreto.
- Implantação de cursinho pré-vestibular gratuito.
- Aumento da carga horário de quatro para cinco horas diárias dos professores da educação infantil que atuam na Rede Municipal de Ensino.
Cartuchera fez uso da palavra para fazer apelo ao prefeito: “que arrume a estrada na Fazenda Bela Vista. A água corre pela cana durante 24 horas no dia. Por isso, abriu uma valeta com mais de meio metro, não dá para passar”. Florindo pediu a parte para contar que o ônibus escolar não está mais indo buscar os alunos: “estão deixando as crianças a mais de um quilômetro longe de suas casas”. Lurdes pediu a palavra para informar que, terminado o serviço no Arraial de São Bento, as máquinas irão para a Bela Vista. Cartuchera completou opinando que o reparo na ponte próxima as propriedades da família Artur não foi feita de forma correta: “colocaram pedra em cima da ponte. O problema estava por baixo. Por isso, mexeram em um dia e a ponte caiu no outro”.
Sobre o Nova Saltinho, Cartuchera afirmou que solicitou o corte do mato: “o mato está alto no parquinho e na última rua do bairro. Me informaram que a roçadeira iria passar, não o serviço não foi executado ainda”.
Clodoaldo Cestarioli apresentou requerimento questionando sobre a frota municipal. O vereador quer saber qual o número exato de veículos que compõem a frota, quantos desses veículos estão em desuso, quantos e quais poderiam ser leiloados, qual o gasto médio mensal com combustível e com manutenções.
Clodoaldo também falou sobre o asfalto: “que a Comissão de Obras da Câmara acompanhe os serviços feitos. A rua Luiz Cordeiro do Amaral não será asfaltada inteira, ficará faltando cerca de 150 metros por falta de acordo com os proprietários. Ainda não foi instalada galeria de água pluvial. Se não for colocado, vai encher as residências de água e haverá problemas no futuro”. Florindo completou lembrando que, por não ter galeria de água pluvial na rua do Moinho, a água desce com força, levando terra para dentro das casas: “Se não for colocada a galeria antes de asfaltar, depois vai ter que cortar o asfalto, o que vai aumentar os gastos”.
Pastor Ênio elaborou uma indicação:
- Realização de operação tapa buracos na rua José Pompermayer, em frente ao número 165, no Residencial Azaleas.
O vereador e presidente da Câmara, Florindo, elaborou dez indicações:
- Leilão de veículos em desuso pertencentes a frota pública municipal. “A perua utilizada pelo Departamento de Obras é da época do Vlamir. Temos patrol, S10, fusca entre outros que são antigos. A manutenção desses veículos é cara, por isso precisam ser trocados. Eu e o prefeito conversamos com o deputado estadual Chico Sardelli solicitando veículos novos, mas por enquanto não obtivemos resposta. Por isso, sugiro que seja feito o levantamento dos valores desses veículos mais antigos e que se realize um leilão. Com o valor arrecadado, que sejam comprados veículos novos, especialmente para os departamentos de Obras e de Água.”
Florindo afirmou também que a Câmara ainda não recebeu nenhuma proposta de reajuste dos salários dos funcionários públicos: “ainda não veio proposta sobre os subsídios. O prefeito deve estar analisando a situação financeira do município”, disse o presidente da Câmara, Florindo, ressaltando que não chegou nenhum documento a esse respeito na Câmara.
Durante seu tempo de discurso, Florindo passou um vídeo mostrando que foi com José Valdemir Spada, o Bozó, diretor do Departamento de Água e com Vanderlei Sabino, empresário e loteador, para mostrar a preocupação de moradores do bairro Nova Saltinho com a água parada e esgoto. “Havia um trecho da rede de esgoto por onde passavam alguns maquinários e essa rede foi estourada. Sabino irá fazer um loteamento ao lado do Nova Saltinho. Como parte das obras de infra estrutura, teria que fazer 60 metros de galerias de esgoto. Para sanar o problema do vazamento de esgoto, o empresário providenciou a extensão da rede de esgoto por 120 metros. Hoje, não há mais vazamento de esgoto entre os bairros Nova Saltinho e São Judas Tadeu. Outro problema é que existem muitos pernilongos. Entre o bairro e o rio, existem pontos onde a água fica parada. Além disso, pessoas que trabalham nas proximidades jogam as embalagens das marmitas entre as árvores, servindo de criadouros para mosquitos”, explicou Florindo, ressaltando que para realizar intervenção no local para limpeza e escoamento da água parada é preciso autorização da Cetesb.
Publicado em: 15 de março de 2016
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.