Por iniciativa do presidente da Câmara, Florindo, o Legislativo irá vincular em seus informativos dados sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. “Diariamente acompanhamos notícias sobre casos dessas doenças, especialmente a Zika. Está se tornando uma epidemia. O Nordeste do Brasil é considerado o epicentro do surto de microcefalia associado ao Zika, mas um aumento em casos da doença também já foi registrado em outras regiões do país. Já há casos em outros países, como Austrália e China. O Zika já está bem próximo de nossa cidade, pois há casos suspeitos em Piracicaba e Limeira, por exemplo. Por isso, precisamos tomar todo o cuidado e adotar medidas para eliminar o mosquito. Se a preocupação já existia quando a doença transmitida era a Dengue, hoje está muito maior com a Chikungunya e Zika”, ressaltou o presidente da Câmara, Florindo.
A campanha proposta por Florindo consiste na divulgação de formas de combate ao mosquito, com a eliminação de criadouros, informações sobre as doenças e atualizações sobre casos. “Publicaremos informações, seja em forma de notícia ou com imagens ilustrativas, em nossa página na internet e nos jornais que circulam em nossa cidade. Uma população bem informação é uma população bem preparada para combater essa ameaça. Se cada um fizer a sua parte, o Aedes aegypti não irá se criar e Saltinho estará livre das doenças. Só não estará livre dos casos tidos como importados, que são aqueles contraídos em outras cidades. Mas, se o saltinhense se comprometer com essa causa, não teremos focos da doença em nosso município”, afirmou Florindo.
“Se cada cidadão fizer sua parte, ficaremos livres dessa ameaça. Mais do que isso, se além de cuidar do seu quintal, a pessoa ficar atenta a possíveis criadouros, como tampinhas de garrafa e potes de Danone, recolha esses materiais e coloque corretamente no lixo. Além de tudo, teremos uma cidade muito mais limpa”, completou Florindo.
Combate ao mosquito
Eliminar, vedar e cuidar. Esses são os meios de evitar que o Aedes nasça e possa se transformar em vetor de doenças. Elimine tudo que pode acumular água – água parada é um dos maiores atrativos; vede as caixas d’água e recipientes que guardam a água; e cuide dos potenciais criadouros que não podem ser eliminados.
Para combater o inimigo, é importante conhece-lo. O Aedes aegypti é parecido com um pernilongo, mas é preto e branco. O macho não pica, só a fêmea. Antes, se pensava que eles só gostavam de água limpa, mas não. O mosquito gosta de água parada, independente da limpeza. E você sabia que o mosquito prefere os cantos e o escurinho? O Aedes prefere ficar atrás das portas, do sofá, da geladeira, armários, embaixo de escrivaninhas.
Outra dica: aplique o inseticida na parede. Entretanto, cuidado! Não é todo mundo que pode usar o inseticida. Tem que olhar o rótulo. Bebês, idosos e quem tem alergia precisa ficar longe. Na hora de escolher o repelente, prefira os com icaridina.
E atenção: eles adoram plantas! Eles necessitam de alimentos que dêem mais energia para eles poderem voar, para fazer outras atividades, deslocamento. Eles encontram isso no néctar. Além de limpar o pratinho e retirar a água acumulada, passe também uma esponja com detergente nas folhas.
Publicado em: 11 de fevereiro de 2016
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.