Em sessão dirigida pelo vereador e presidente da Câmara, Florindo, os vereadores apresentaram cinco indicações com sugestões ao prefeito de melhorias em benefício à população saltinhense e fizeram uso da palavra para discursar sobre diversos temas, tais como o desfile cívico de 7 de setembro, quedas no fornecimento de energia e declaração de ponto facultativo para o Dia dos Professores.
Lurdes Torina apresentou três indicações:
- Que sejam realizados contatos junto aos proprietários de terrenos localizados próximo à Estação de Tratamento de Água Luiz Delfini visando parceria para a utilização de água disposta nesses terrenos para auxiliar o sistema de abastecimento de água do município. “Diante da indisponibilidade financeira do município para adquirir os terrenos que possuem mananciais de água e que estão localizados próximos a estação de tratamento, uma das soluções seria a realização de parceria com os proprietários desses terrenos visando a utilização da água em troca de outros benefícios, como por exemplo a liberação da terra retirada para uso em cerâmicas e olarias ou outros benefícios que poderiam ser acertados quando da concessão de uso da água. Essa medida visa buscar meios para ampliar a capacidade de captação de água no município, garantindo assim o contínuo abastecimento para a população.”
- Que o ônibus que faz a linha universitária desembarque os alunos que residem nos bairros Nova Colina e São Judas Tadeu no interior da Saltinho, próximo a seus respectivos bairros, e não as margens da Rodovia SP-127. “Pais e alunos estão preocupados com a falta de segurança para esses alunos, que precisam atravessar a rodovia tarde da noite para chegarem em suas residências. Diante disso, é necessário que seja feita uma orientação ao motorista do transporte.”
- Maior rigor no cumprimento da Lei Municipal n. 290/2003, alterada pela Lei 573/2014, quanto ao uso de água tratada proveniente da rede de distribuição para a lavagem de veículos, abrigos e calçadas em Saltinho. “A falta de responsabilidade quanto ao uso consciente da água tratada vem exigindo que o município tome medidas mais drásticas para combater o desperdício de água e assim garantir o contínuo abastecimento. É necessário que a Lei seja aplicada com extremo rigor, visando dessa forma não apenas orientar e sim punir o cidadão para que este se conscientize de que o uso irracional da água traz conseqüências indesejáveis e prejudiciais aos demais munícipes.”
Mônica Taranto fez uso da palavra para agradecer ao prefeito por atender sua indicação de instalação de uma caixa de areia na Creche Municipal.
A vereadora falou também sobre o desfile de 7 de Setembro: “foi um desfile muito bem feito, com a participação de professores e alunos. Estão todos de parabéns. Espero que, em reconhecimento, deseja decretado ponto facultativo para os educadores no dia 15 de outubro, pelo Dia dos Professores”.
Quanto a oscilação de energia em Saltinho, Mônica contou que estava na academia, no bairro Nossa Senhora Aparecida, na tarde de terça-feira (8) quanto uma forte chuva fez cair a energia no local: “a luz da academia piscou cerca de 15 vezes enquanto eu estava lá. Hoje a chuva foi forte, mas os moradores do bairro reclamam que isso ocorre frequentemente”. O vereador Helinho Bernardino pediu a palavra para contar que até às 17h30 a academia estava sem força e que se não voltasse a energia até às 19 horas o estabelecimento iria fechar. Já o presidente da Câmara, Florindo, afirmou que irá levar um representante da CPFL para ver os galhos que estão encostando na rede elétrica, causando as quedas de energia: “os bairros mais afetados são o Nossa Senhora Aparecida e Jardim Palmares. Até o PABX da Prefeitura queimou devido a oscilação de energia. Há alguns anos pedi a instalação de separadores na rede, o que foi feito, mas as árvores cresceram e os galhos estão provocando curtos circuitos”. A vereadora Mônica Taranto finalizou afirmando que “qualquer chuvinha ou vento faz cair a energia. A escola do Nossa Senhora Aparecida sempre fica no escuro”.
O vereador e presidente da Câmara, Florindo, fez duas indicações:
- Que sejam tomadas providências junto ao laboratório LabSaúde no sentido da contratação de mais um funcionário e que o horário de atendimento ao público seja das 7 às 17 horas, sem fechamento no horário de almoço. “A LabSaúde é uma empresa que presta serviço de exames laboratoriais para a população de Saltinho e o laboratório dispõe apenas de um funcionário e, por isso, permanece fechado no horário de almoço, entre 11 e 13 horas. Isso causa dificuldades para a população que possui apenas esse horário para realização e retirada de exames. Com a contratação de mais um funcionário, o laboratório poderia funcionar o dia todo, sem fechar para almoço facilitando assim para as pessoas que trabalham durante o dia e só tem o horário de almoço para retirar o resultado de seus exames, evitando assim que tenham que se ausentar de seus serviços, o que causa uma série de transtornos.” O presidente da Câmara, Florindo contou ainda que conversou com o diretor da LabSaúde, Carlos Farias, que efetuou mudanças no horário de atendimento para melhor receber a população saltinhense: “após elaborar a indicação, conversei com o senhor Carlos Farias, que fez alterações no sistema operacional do laboratório. Agora, as coletas ocorrerão das 7 às 9 horas e a entrega de medicamentos segue até às 17 horas. Entre 12 e 14 horas ocorrerá o horário de almoço da funcionária, que é uma determinação da legislação trabalhista. Agradeço ao Carlos Farias pela atenção e pronto atendimento nesta solicitação”.
- Que seja declarado ponto facultativo para os professores da Rede Municipal de Ensino, no dia 15 de Outubro, data em que se comemora o Dia do Professor, em reconhecimento ao relevante trabalho prestado por essa classe de servidores. “O professor, apesar de pertencer ao quadro geral de servidores municipais, possui atribuições extras durante o decorrer de suas atividades diárias de trabalho que visam desenvolver o civismo dos alunos, participando com eles, mesmo em feriados e finais de semana, de desfiles em datas comemorativas. A declaração de ponto facultativo na data em que se comemora o Dia do Professor não traria prejuízo aos alunos e à municipalidade, e seria uma forma de reconhecer os serviços prestados.” O presidente da Câmara, Florindo, também contou que os vereadores participaram do desfile de 7 de Setembro e os professores pediram que seja decretado ponto facultativo no dia 15 de Outubro: “no ano passado fiz uma indicação e os professores providenciaram um abaixo assinado. Se a educação de nossa cidade está bem é por causa do amor que os professores têm com seus alunos e este seria um reconhecimento. Algumas cidades da região já fazem isso. Cabe ressaltar que para tudo na vida há um professor”, discursou Florindo.
Florindo citou ainda o discurso do prefeito Grilo afirmando que inverdades sobre o Executivo e Legislativo são ditas por pessoas que criticam, mas não trazem nada para a cidade: “se a pessoa que ser candidata, ajudar ao município, que vá atrás de alguma coisa concreta, que venha com críticas construtivas. Quem conhece o prefeito e os vereadores não tem dúvidas de nosso caráter”.
Ainda sobre a constante queda de energia elétrica, Florindo ressaltou que o Jardim Palmares ficou sem energia elétrica até às 23 horas de segunda-feira: “muitas pessoas estão perdendo seus eletrodomésticos devido a oscilação de energia. Espero que o Fábio de Camargo, consultor de negócios da CPFL, venha verificar o que está acontecendo e apontar uma solução para esse problema”.
Publicado em: 09 de setembro de 2015
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.