O presidente da Câmara, Florindo, e o vereador Pastor Ênio estiveram na Estação de Tratamento de Água (ETA) Luiz Delfini para acompanhar como tem sido feito o tratamento da água que é distribuída à população saltinhense. O motivo da ida dos parlamentares à ETA foram as reclamações de moradores quanto a coloração e cheiro da água que tem chegado nas torneiras das residências. “O operador de bomba Ezequiel de Oliveira nos mostrou cada etapa do processo de tratamento da água que é captada e o técnico em química José Guilherme Correa Pinto Neves nos explicou sobre a composição da água e os produtos que são aplicados para o tratamento”, contou Florindo.
De acordo com os funcionários da ETA, recentemente houve vazamento na rede que distribui água ao bairro Nossa Senhora Aparecida, o que pode ter levado terra junto com a água, mas o problema já foi resolvido. “A água que sai da ETA é própria para beber, tem até um pouco mais de cloro para compensar a perda que há entre a estação e o reservatório de água”, explicou Pastor Ênio, que bebeu da água, assim como Florindo.
Periodicamente são feitos testes de qualidade na água que é distribuída pela ETA para verificar o equilíbrio de produtos como ferro e flúor. “A estação está aberta para a população vir acompanhar o tratamento que é feito na água, basta agendar com antecedência para que um técnico explique os procedimentos feitos”, afirmou José Valdemir Spada, o Bozó, diretor do Departamento de Água e Meio Ambiente.
Segundo o químico Guilherme, a coloração da água branca ou marrom pode ser o excesso de ferro ou manganês: “estamos analisando a água para evitar que isso se repita. Mas, uma das razões para a água sair branco na torneira pode ser a pressão da água dentro da tubulação. Essa pressão faz com que o ar atmosférico permaneça aprisionado na água na forma de bolhas muito pequenas, são essas bolhas que dão a impressão da água estar branca”.
O encanamento pouco utilizado na residência também pode ser motivo para alterar a colocação da água. “É preciso realizar a limpeza da caixa d’água da casa periodicamente”, disse Guilherme.
Grande parte do encanamento da rede de abastecimento de água de Saltinho é da mesma data da implantação da ETA, em 1995. “É impossível trocar todo o encanamento da cidade, pois teria um custo muito elevado. A troca na rede é feita por etapas quando há algum rompimento”, explicou Bozó, lembrando que são realizadas descargas na rede de abastecimento de tempos em tempos para limpeza dos canos.
“Fomos procurados por moradores que reclamaram da qualidade de água distribuída em Saltinho. Questionamos os profissionais da área e buscarmos informar a população quanto ao que realmente está acontecendo em nossa cidade”, ressaltou o vereador Pastor Ênio.
“Bebemos a água que sai na ETA e no Reservatório de Água Tratada e constatamos que é de boa qualidade. O trabalho no tratamento da água é muito bem feito e a equipe do Departamento de Água está buscando encontrar o causador dessa modificação na cor da água. Quando os vazamentos são identificados, medidas imediatas são tomadas”, finalizou o presidente da Câmara, Florindo.
Publicado em: 10 de agosto de 2015
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.