Os vereadores avaliaram e aprovaram, em primeira discussão o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a realizar permuta de imóveis com o objetivo de executar o prolongamento das ruas Henrique Berto, Pedro Guitt e José Piveta. A proposta tem a finalidade de melhorar a fluidez no trânsito local, que deverá aumentar com a inauguração da creche municipal e do futuro Centro de Convivência do Idoso. A área disponibilizada pelo Município fica no bairro Nossa Senhora Aparecida II. O Executivo providenciou três avaliações das áreas para que a permuta seja a mais justa possível. “Conversei com o prefeito sobre a abertura das ruas e sei que é fundamental por causa da creche. Contudo, seria um sonho se pudesse construir tudo que a Prefeitura precisa na área do bairro Aparecida. O município paga aluguel para os prédios da biblioteca, Departamento de Educação e do Fundo Social de Solidariedade, por exemplo. Creio que desapropriar a área seria melhor. Sei que esse problema se arrasta desde outros Exercícios. Cada um sabe como votar, mas tem noites que não consigo dormir pensando nas decisões que devemos tomar. Fui eleito para fazer o que acho que é o melhor para a cidade, assim como os demais vereadores”, disse Clodoaldo. Já Florindo afirmou que respeita a opinião do vereador, mas tem que agir: “tiramos nossas dúvidas com o prefeito e com o setor jurídico da Câmara. Também gostaria que o terreno fosse desapropriado, mas não há essa possibilidade, não há dinheiro disponível. Foram feitas avaliações para que a permuta seja justa. A abertura das ruas irá desafogar o trânsito, é o melhor para todos. Devemos pensar no futuro para ajudar a cidade a crescer de forma ordenada”. Por fim, Lurdes Torina contou que acha a troca até lucrativa para o Município: “o resto da área que não for utilizada para a abertura das ruas será utilizada para obras públicas, outras benfeitorias a favor do povo. A Prefeitura não tem dinheiro no momento, por isso é necessário fazer a permuta. Alguns departamentos da Prefeitura estão hoje em prédios alugados, mas serão deslocados para propriedades municipais que serão disponibilizadas após o início do funcionamento da creche. Só vejo melhorias para a cidade”.
Durante a sessão foram apresentadas sete indicações.
O presidente da Casa de Leis, Cartuchera, fez uma indicação:
- Implantação do Banco do Povo. “Colhi depoimentos e conversei com alguns microempresários que utilizam o Banco do Povo em Piracicaba e eles contaram que é muito bom para quem é MEI (Microempreendedor Individual), pois consegue empréstimo a juros bem baixos.”
Cartuchera comentou sobre o desfile de cavaleiros, ocorrido no último domingo: “foi uma festa muito bonita. Parabéns aos organizadores. Essa é uma festa feita nos últimos anos com o propósito de reunir as famílias e amigos”.
Lurdes Torina apresentou duas indicações:
- Construção de galerias de águas pluviais e a instalação de bocas de lobo na extensão da rua 1 do loteamento Congonhal, no bairro São Judas Tadeu.
- Construção de lombada na rua Lourenço Bernardino, nas proximidades da residência número 494, no Centro.
Mônica Taranto fez duas indicações:
- Colocação de mais bancos no Velório Municipal.
- Instalação da placa “PARE” no cruzamento das ruas Núncio Hipólito com a Todos os Santos, no Centro.
Helinho Bernardino fez uma indicação:
- Construção de canaleta para escoamento de água no cruzamento das ruas 1 com a Hectore Montebello, no Loteamento Congonhal, no bairro São Judas Tadeu. “Um morador me chamou para verificar que a água fica empossada nesse trecho. A construção de uma canaleta resolveria o problema sem onerar em demasia os cofres públicos.”
Florindo apresentou uma indicação:
- Aquisição de um caminhão munck para o Departamento Municipal de Obras. “Um caminhão desses iria auxiliar em serviços como a poda de árvores e troca de lâmpadas.”
Florindo também falou sobre o desfile de cavaleiros: “agradeço à Deus e aos organizadores da festa. Muitas cidades têm desfiles como esse e demoram a recolher as fezes dos animais e aqui a limpeza foi imediata. Foi uma festa para a família saltinhense, sem confusões e, para melhorar, no dia seguinte já estava tudo limpo. Minha sugestão para o próximo ano é que também seja feito um rodeio”. O vereador Denílson Beltrame aproveitou para fazer outra sugestão: “que seja proibida a circulação de carros entre o espaço onde os cavalos ficam, pois há grandes riscos de acidades”. “Bem lembrado, uma vez que alguns colocam som alto, o que assusta os animais”, completou Florindo, que finalizou dizendo que tudo deve ser feito para deixar a festa ainda melhor.
Giba Packer parabenizou à Prefeitura pelas festividades do final de semana: “O desfile de cavaleiros foi uma festa bonita, bem organizada, que já virou tradição e reuniu pessoas da região. O jantar no sábado também estava ótimo, com o cardápio bem feito e banda para animar a noite”.
Publicado em: 08 de maio de 2014
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.