Uma importante ferramenta política ganha corpo. O Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba se reuniu na Câmara de Capivari para debater assuntos pertinentes às 22 cidades que compõe a região. Vereadores de 19 municípios participaram. O encontro de terça-feira (10) foi marcado pela posse dos vereadores indicados por cada Câmara. Representam Saltinho o presidente do Legislativo, Cartuchera, e os vereadores Giba Packer e Helinho Bernardino.
Dentre os temas debatidos, foi pautada a formação das dez comissões permanentes: Assuntos Jurídicos e Institucionais; Assuntos Econômicos, Financeiros, Comerciais e Fiscais; Assuntos Internacionais, Interregionais e de Planejamento Estratégico; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esporte; Trabalho, Política, Emprego, Seguridade Social e Gabinete Solidário; Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo; Cidadania e Direitos Humanos; Assuntos Interiores e Segurança e Defesa; Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura e Pecuária; Orçamento e Assuntos Internos. Cada comissão será formada por dez vereadores, dois de cada um dos cinco pólos a região do aglomerado. A nomeação dos membros acontecerá na próxima reunião, no dia 11 de fevereiro, na Câmara de Piracicaba.
Outro ponto importante foi a aprovação da moção de apelo elaborada pelos vereadores Adriano Vitor (de São Pedro) e Ronei Martins (Limeira). O documento propõe transformar o Aglomerado Urbano de Piracicaba em Região Metropolitana de Piracicaba. Tal medida possibilita uma série de melhorias para a região. A primeira delas seria a possibilidade de fazer ligações telefônicas entre as cidades que compõe a região sem a necessidade de utilizar o DDD, barateando os custos. “Após percorrer as cidades da região colendo assinaturas dos vereadores, fui à Brasília pedir providência para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A resposta que obtive foi de que as cidades precisam ter o mesmo DDD, que sejam fronteiriças e a região precisa ser metropolitana. Os dois primeiros itens já temos, resta este último ponto para conseguirmos”, explicou Adriano Vitor. O vereador e presidente do Parlamento, Ronei Martins, lembrou ainda que sem a discagem interurbana aumenta a possibilidade de atrair mais empresas para a região: “temos grandes indústrias migrando para o interior, como a Mercedes que foi para Iracemápolis. Com a Região Metropolitana, outras melhorias podem ser conquistadas, como na Região Metropolitana de Campinas, que recebeu do governador do Estado um sistema de câmeras de vigilância integrado”.
Com a criação da Região Metropolitana, as cidades do Aglomerado de Piracicaba irão ter o aumento do teto para financiamento do programa Minha Casa Minha Vida. Como conseqüência também, serão barateados os custos das viagens entre as 22 cidades da região graças a exclusão de tarifas. A proposta será encaminhada à Assembleia Legislativa de São Paulo para avaliação dos deputados estaduais.
“Cabe agora a cada vereador procurar seus deputados de referência em busca de apoio para que essa aprovação aconteça o mais rápido possível. Está alteração irá beneficiar cerca de 1,3 milhão de habitantes. Não se trata apenas de mudar um nome. Passar nossa região para Metropolitana possibilita baratear custos de transporte, habitação e outros tantos. Essa alteração possibilitará a melhora na qualidade de vida de nossos cidadãos. Se antes éramos nove vereadores batalhando pelo bem de nossa cidade, hoje estamos em 235 parlamentares unidos em busca do progresso de toda região”, enfatizou Cartuchera.
Publicado em: 11 de dezembro de 2013
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:Notícias da Câmara
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Saltinho/SP pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.