< EM PAUTA > Relatório dos trabalhos realizados pelos Vereadores da atual legislatura de 2017 a 2019.

Prêmio Jovem Poeta




Em homenagem a um dos mais importantes poetas brasileiros, Castro Alves, o Brasil celebra o Dia Nacional da Poesia, sempre no dia 14 de março. E a Câmara Municipal de Saltinho, por reconhecer a importância da arte de escrever versos, realiza o Prêmio Jovem Poeta, sempre na data comemorativa ao Dia da Poesia.

Criado pelo Decreto Legislativo 30/2005, o Prêmio Jovem Poeta foi instituído pela mesa diretora e de autoria do então vereador José Valdir Vechini. O objetivo é o de estimular os jovens do município na prática da leitura e escrita, reconhecendo e valorizando a vocação literária desses estudantes.

Todos os anos as inscrições são abertas aos estudantes regularmente matriculados em escola do ensino fundamental e médio da cidade, de primeira à oitava série do ensino fundamental e de primeira a terceira série do ensino médio.

Antes da cerimônia, uma comissão de avaliação das poesias, composta por cinco professores, avalia as poesias inscritas e escolhe os três primeiros classificados de cada categoria (1ª. e 2ª. series do ensino fundamental; e 3ª e 4ª. series do ensino fundamental; 5ª. à 8ª. serie do ensino fundamental e ensino médio).