< EM PAUTA > Férias em Ação 2019

Notícias



Conheça seus vereadores

Você sabe o que faz um vereador? Qual sua função e até onde vai seu poder de atuação?
Visualize fotos

O primeiro passo é ser eleito, por meio do voto direto, para o mandato de quatro anos, podendo ser reeleito ilimitadamente. A quantidade de membros desse cargo político é estabelecida através do contingente populacional de cada município (quanto mais habitantes, maior será o número de vereadores de uma cidade). Em Saltinho, o número de cadeiras é o mínimo estabelecido, 9 vereadores. O limite máximo por município é de 55 parlamentares.

 

As funções de um vereador são discutir as questões locais e fiscalizar os atos do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Ele deve trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.

 

Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

 

“Para melhor desempenharmos nossa função de vereador, é fundamental a participação popular. Centralizar tudo no prefeito é complicado, por isso nós ficamos e estamos à disposição do cidadão que queria apresentar sua sugestão para melhorar nossa cidade. Ninguém melhor do que o saltinhense para mostrar os problemas da cidade. Nós vereadores, junto com o prefeito, iremos buscar a melhor solução para todos”, afirmou o presidente da Câmara, Cartuchera.

 

Você, eleitor cidadão de Saltinho, conhece quem são os vereadores que o representa? Veja abaixo um pouco de cada parlamentar:

 

Cartuchera (PTB) – Eleito por todos os vereadores como presidente da Câmara, Rodrigo Artur, mais conhecido como Cartuchera foi eleito pela segunda vez para exercer o cargo de vereador. Nas duas ocasiões em que foi eleito, se consagrou como o candidato com mais votos. Nas eleições de outubro de 2012 chegou a marca de 432 votos, número jamais alcançado por nenhum outro candidato a vereador na história de Saltinho.

 

Clodoaldo (PPS) – Clodoaldo Cestarioli foi eleito pela primeira vez. Profissional da construção civil, é casado e tem dois filhos. Ele é relator da Comissão de Justiça e Redação.

 

Denílson Beltrame (PDT) – Ex-presidente da Câmara, José Denílson Beltrame exerce seu segundo mandato. Casado e pai de uma menina, Denílson é agricultor e integra a Comissão de Justiça e Redação.

 

Florindo (PDT) – José Florindo da Cruz foi eleito pela terceira vez. Motorista, é casado e com uma filha. Já foi presidente da Câmara por duas vezes. Neste biênio, além de vice-presidente do Legislativo, é membro da Comissão de Obras e Serviços Públicos e é presidente da Comissão de Finanças e Orçamento.

 

Giba Packer (PTB) – Gilberto Giácomo Packer está vereador após o afastamento de Luis Funileiro, que assumiu o Departamento de Saúde de Saltinho. Com 27 anos, Giba Packer é mecânico de máquinas na Prefeitura de Piracicaba. Em seu primeiro mandato, é membro da Comissão de Educação, Saúde e Promoção Social e relator da Comissão de Finanças e Orçamento.

 

Helinho Bernardino (PMDB) – O mais jovem entre os vereadores, com 22 anos, Hélio Franzol Bernardino é empresário. Em seu primeiro mandato como vereador, é segundo secretário da mesa diretora e integra a Comissão de Finanças e Orçamento.

 

Lurdes Torina (PDT) – Maria de Lurdes Pandolfo Torina exerce seu terceiro mandato consecutivo. Casada com o prefeito, concilia as atividades de primeira dama do Município com suas tarefas como vereadora. Lurdes Torina é a presidente da Comissão de Justiça e Redação.

 

Mônica Taranto (PTB) – Educadora de formação, Mônica Angélica Taranto Urbano é diretora escolar. Casada e mãe de um menino, logo em seu primeiro mandato já assumiu o cargo de primeira secretária da mesa diretora. Também é presidente da Comissão de Educação, Saúde e Promoção Social e relatora da Comissão de Obras e Serviços Públicos.

 

Pastor Ênio (PSDB) – Em seu primeiro mandato, Ênio Bispo dos Santos assumiu a presidência da Comissão de Obras e Serviços Públicos e é relator da Comissão de Educação, Saúde e Promoção Social. Empresário, Pastor Ênio é casado e tem três filhos.




Publicado em: 11 de julho de 2013

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria:Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Vereadores se reúnem com representantes da Prefeitura Municipal.

03 de junho de 2019

Vereadores se reúnem com representantes da Prefeitura Municipal. Na última segunda-feira (27), logo após a Sessão Ordinária, os Vereadores se reuniram com os representantes da Prefeitura Municipal...

Leia Mais

Palestra gratuita para população na Câmara Municipal de Saltinho.

09 de maio de 2019

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) realizou na noite desta quarta-feira (08), na Câmara Municipal de Saltinho as palestras: Pensão Alimentícia, Guarda compartilhada e União Estável. Ministrada p...

Leia Mais

Entrega de Moção de Aplausos em homenagem a Capela São Bento

17 de abril de 2019

A Câmara Municipal de Saltinho, nesta segunda-feira, (15) homenageou a Capela São Bento com a entrega de placa de Moção de Aplausos por todos os anos de serviços prestados à comunidade de Saltinho,...

Leia Mais

REUNIÃO SOBRE A QUESTÃO DA PROTEÇÃO AOS ANIMAIS NO MUNICÍPIO

15 de abril de 2019

Na última quinta-feira (11), os vereadores se reuniram com os representantes do Executivo e da sociedade civil de Saltinho, para discutirem a respeito da divulgação, prevenção e combate aos maus-tr...

Leia Mais

Entrega de Moção de Aplausos à Professora Taline Melega

20 de março de 2019

A Câmara Municipal de Saltinho homenageou com Moção de Aplausos na noite da última segunda-feira (18), a Professora Taline Melega Tomé, pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Saltinho....

Leia Mais

Entrega de Moção de Aplausos ao Padre Marcos

14 de março de 2019

Na noite de terça-feira (11), o pároco Marcos Roberto, acompanhado de membros da comunidade Sagrado Coração de Jesus, esteve na Câmara Municipal de Saltinho para receber a Moção de Aplausos. A sol...

Leia Mais